Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?

  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que atinge as articulações do corpo, provocando um desgaste das cartilagens que as revestem e causando deformações nos ossos nos casos mais graves. Essas alterações ósseas são chamadas de osteófitos e são muito frequentes em casos de osteoartrite nas mãos. Trata-se de um problema que pode provocar um quadro de inchaço, dor e rigidez, além de atrapalhar a realização de atividades comuns do no dia a dia do paciente.

Osteoartrite pode causar dor e rigidez nas articulações das mãos

A qualidade dos movimentos executados durante as atividades cotidianas está intimamente ligada à saúde das articulações. Quando essas estruturas estão comprometidas devido ao desgaste das cartilagens causado pela osteoartrite nas mãos, o paciente pode sentir dores fortes mesmo ao exercer mínimos esforços.

“A dor ao realizar certos movimentos, como abrir tampas ou torcer panos, é o principal fator a comprometer a rotina. Além disso, as deformidades que comprometem o movimento de oposição do polegar também podem prejudicar imensamente a funcionalidade do paciente”, explica o reumatologista Izaias Junior.

Uso repetitivo das articulações no trabalho pode causar osteoartrite nas mãos

Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), o uso repetitivo e excessivo das articulações pode gerar uma sobrecarga e colaborar para o desenvolvimento de osteoartrite. Algumas profissões que demandam um esforço repetitivo das juntas podem, inclusive, favorecer o surgimento da doença ao longo do tempo. Nesses casos, as articulações mais afetadas são as das mãos e as dos joelhos.

Os nódulos de Heberden, por exemplo, são deformidades que atingem as pontas dos dedos das mãos e que são muito frequentes entre os trabalhadores da indústria têxtil. Também são comuns as alterações ósseas que surgem próximas às juntas no meio dos dedos, chamadas de nódulos de Bouchard.

Algumas medidas são recomendadas para aliviar a sensação de dor e a rigidez nas articulações causadas pela osteoartrite nas mãos, como colocar os dedos e os punhos na água quente, principalmente antes de dormir, e fazer alguns exercícios que promovem o aumento da flexibilidade e da estabilidade das juntas.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Izaias Junior

Dr. Izaias Junior

Reumatologia

CRM: 7646 / MS

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como a osteoartrite nas mãos prejudica a rotina do paciente?"

Ely Yuiti Fukuda

Q tipo de exercício ou fisioterapia para auxiliar osseoartrite das mão. E qual medicamento para aliviar dores e inchaço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Ely. Para verificar qual o melhor tratamento medicamentoso em seu caso, deve passar pela avaliação do especialista. Algumas medidas são recomendadas para aliviar a sensação de dor e a rigidez nas articulações causadas pela osteoartrite nas mãos, como colocar os dedos e os punhos na água quente, principalmente antes de dormir, e fazer alguns exercícios que promovem o aumento da flexibilidade e da estabilidade das juntas, podem ser verificados em detalhes nesta matéria: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/exercicios-ajudam-tratamento-da-osteoartrite-dedos-maos. Estimamos melhoras

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.