Osteoartrite é mais comum em mulheres? Médico explica!


  • +A
  • -A

A osteoartrite é o resultado do processo de desgaste da cartilagem que reveste as articulações, provocando dor, inchaço, rigidez e sensação de calor na área afetada. De acordo com o ortopedista e traumatologista Marco Tulio Caldas, inúmeros artigos científicos focados na epidemiologia da doença evidenciam uma maior prevalência da osteoartrite nas mulheres.

Anatomia e hormônios influenciam prevalência da osteoartrite nas mulheres


No entanto, os médicos ainda não conseguiram esclarecer completamente esta frequência maior no sexo feminino. “Sabe-se que fatores anatômicos, biomecânicos, genéticos e hormonais podem influenciar este quadro. Já que está comprovado que as mulheres têm um volume menor de cartilagem que os homens”, afirma o profissional.

Nos testes físicos, foi constatado que a força aplicada no nível das juntas, chamada de força cisalhamento, tem maior intensidade nas mulheres. O especialista lembra também de questões ligadas à menopausa e à redução do hormônio estrogênio, que também favorecem uma maior degeneração da cartilagem.

Como é o desenvolvimento do quadro de osteoartrite nas mulheres?


A apresentação clínica da doença também costuma variar. No sexo feminino, há uma impressão de que a osteoartrite piora com mais rapidez. “Além disso, as mulheres teriam maior dificuldade para a
redução do peso corporal, ponto fundamental no tratamento, e dificuldade para recuperar quadros de déficit de condicionamento muscular (força e flexibilidade”, diz o ortopedista.

Entretanto, não existem ainda tratamentos específicos para a osteoartrite vinculada ao gênero. Segundo Dr. Caldas, a luta contra a doença deve ser focada na prevenção, evitando, por exemplo, posturas incorretas e a sobrecarga das articulações ao longo da vida. “Na prática de esportes, o treinamento adequado pode evitar as lesões ligamentares, mais frequente em mulheres e que podem predispor ao desgaste da articulação”, aconselha profissional, que também recomenda o acompanhamento de um endocrinologista.

Dr. Marco Tulio Caldas é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva. CRM-MG: 23655 – www.facebook.com/pg/drmarcojoelho

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoartrite é mais comum em mulheres? Médico explica!"

Jane Sueli bandeira

Tenho o problemas nas articulações falta de cartilagem e minisco já fiz três cirurgias no joelho. Me encontro em tratamento hidroterapia. Já tomei diversos remédios e o medico me indicou Artrolive que pertence a empresa de vocês. Estou fazendo o cadastro para pedir o medicamento.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jane, os pacientes cadastrados no medicamento Artrolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Artrolive. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.