Quem tem osteoartrite nos joelhos deve evitar subir muitos lances de escada?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença que afeta a cartilagem que protege as articulações, estruturas que protegem os ossos do atrito durante a movimentação do corpo. No entanto, esse processo degenerativo resulta em inflamação, dor e rigidez articular. Com a doença instalada nos joelhos, subir muitos lances de escada se torna complicado e é um hábito que deve ser evitado.

 

Dor da osteoartrite pode atrapalhar o uso da escada

 

“Em primeiro lugar, a osteoartrite leva a uma diminuição da amplitude de movimento da articulação. Com isso, a dificuldade em flexionar o joelho atrapalha ao subir a escada e a falta de força que geralmente acompanha a doença diminui a estabilidade necessária para descer as escadas”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.

Além disso, o profissional destaca que a dor que pode estar presente nos pacientes com osteoartrite dificulta tanto subir quanto descer os degraus. “Até por isso, o idoso, principal vítima da doença, deve sempre usar o corrimão como apoio ao usar escadas”, lembra o médico. Evitá-las ou, pelo menos, ter muito cuidado ao utilizá-las, ajuda a evitar acidentes que possam agravar ainda mais o quadro de saúde do paciente.  

 

Tratamento da osteoartrite controla dor e inflamação

 

A osteoartrite nos joelhos pode atrapalhar ainda outros hábitos e atividades do dia a dia. “Longas e até mesmo curtas caminhadas podem levar à dor e à consequente interrupção da caminhada. Entrar e sair do carro pode ser uma tarefa difícil devido à baixa mobilidade e à falta de força. Mesmo permanecer de pé numa fila pode ser um martírio para os pacientes”, exemplifica Medeiros.

Para impedir que os efeitos da doença reduzam a qualidade de vida, é imprescindível procurar um especialista, que indicará o melhor tratamento, dependendo do caso. O tratamento mais conservador é feito com a prática de atividades físicas que ajudam a reforçar a musculatura em torno do joelho e o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Luiz Fernando Medeiros

Dr. Luiz Fernando Medeiros

Medicina Esportiva

CRM: 52.37474-4 / RJ

TAGS
atividade-fisica
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

27 comentários para "Quem tem osteoartrite nos joelhos deve evitar subir muitos lances de escada?"

Genilda Alves Gomes

Tenho problemas no joelho, minha rótula acho que se deslocava com muitas dores. Fiz tratamento com artrolive e graças a Deus estou muito melhor. Já posso andar sem deslocamento da rótula é com menos dores no joelho. Esse medicamento para mim é muito importante, só tenho a agradecer.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Genilda, ficamos felizes em saber que você conseguiu alcançar uma melhora após seguir um bom tratamento médico. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Solange de Salles

Olá,meu esposo tem esse problema e sofre muito com dores fortes.Já tomou varios remédios e não adiantou.Está até desistindo de viver.Ele tem 69 anos e era uma pessoa muito alegre.Fomos em vários medicos e nenhum conseguiu dar uma qualidade de vida para ele.Moro no quarto andar e ele não consegue descer as escadas.Estou até vendendo meu apt.Para comprar um no primeiro andar.Como consigo um tratamento com um ótimo médico pela Petrobrás?por favor me ajudem ,sou sozinha para cuidar dele e está ficando cada dia mais difícil para mim.Porque tbm tenho 2 ernias de disco que tenho que tratar e não consigo por ter que ver primeiro o problema dele.RELP.

Edir Cassia Silva Coutinho

Bom dia!Gostaria de saber qual medicamento é indicado , tenho artrose nas mãos e esta crescendo uns caroços em cima dos dedos, queria saber se existe algum remédio para paraliza-los. obg

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edir, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Vanda Dutra Fernandes

Tenho artrose há bastante tempo. Tenho dores horríveis que me impedem de caminhar e até mesmo ficar em pé. Quando a dor está muito forte tomo nimisulida, mas sei que pode me trazer outras consequências. Enfim, que faço? Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vanda, o médico especialista poderá te indicar o tratamento adequado para o alívio das dores. Marque uma consulta. Melhoras.

Teresinha

Estou com ostiofitos no pescoço e nos joelhos estou com muita dor no pescoço . Estou tomando Artrolive , gostaria de saber quanto vou ver um resultado?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Teresinha, os pacientes cadastrados no medicamento Artrolive possuem um benefício a mais, um acompanhamento de farmacêuticos e enfermeiros 24h via telefone para esclarecimento de dúvidas sobre saúde, doenças e tratamento. Você pode contatá-los através do número 0300 118 1006 para verificar informações e tirar dúvidas a respeito do tratamento com o medicamento Artrolive. Abraços.

maria

Tenho artrose nos dois joelhos, inchavam muito e ficava uma bola meus joelhos e eram muito doloridos não conseguia mais caminhar devido a dor e quando fazia tinha que parar muito.. Fiz fisioterapia muitas vezes com remédios para dor……….Porém, melhorei muitíssimo tomando Artrolive e tomando injeção de Acido Hialuronico e procuro não fazer extravagancia mais , dançar ,desço e subo escada com muito cuidado para não sofrer impacto nos joelhos.Hoje não tenho mais nada e vivo feliz sem dores.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Conceli de Miranda

Sofro muito cm fortissimas dores nos dois joelhos, principalmente o direito, dou massagens cm esses cremes prontos e em seguida, coloco a joelheira, para mim ir oara o trabalho. …sinto muitas dificuldades em entrar nis ônibus, como em carro. …tenho artrose lombar. ..e bico de paoagaio. …Dermatite foto alérgica e sou HIPERTENÇA. ….trabalho cm limpezas em escritirios ..serviços gerais. ….trabalho em 8 andares de escadarias. ….os meus joelhos vivem enchados. …más nao faço tratamento, porque nao tenho plano de saude… E nao consigo marcar consulta. … É muito triste. …trabalho longe de 🏠 …..nao tenho condiçoes para o tratamento ….podem me aconselhar por gentileza? Tenho 57 anos. ..

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Conceli, é importante seguir um tratamento prescrito pelo médico especialista. Procure uma unidade de saúde próxima de sua residência e agende uma consulta para que eles te encaminhem. Melhoras.

Alvaro Luiz Wolff

A Osteoartrite, como toda inflamação , na fase aguda ou inflamatória, necessita de um tratamento com antiinflamatórios/ crioterapia e repouso relativo. Mas tão logo o quadro inflamatório reduza (o principal sinal é a dor que era constante passa a ser intermitente-indica que podemos iniciar com os exercícios), é razoável iniciar um programa de exercícios terapêuticos orientado e supervisionado por um fisioterapeuta. O foco será a musculatura antigravitária, ou seja, os músculos que nos mantem na posição ortostática( em pé) deverão ser priorizados.

Cacilda

Olá tenho 50 anos, sofro com a artrose uso o artrolive , tomo chá de canela de velho e tambem.o creme 3 x ao dia.Sinto melhoras .Um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cacilda, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Maria Auxiliadora Gomes de Almeida

Tenho artrose nos joelhos.Sendo mais grave no direito.E tb esporão no pé direito.Faço fisio mas quase não vejo resultado.Tomo Artrolive.È com o que melhoro bastante. Gostaria de saber por qto tempo devo usar o Artrolive.E se existe algum outro tratamento.Pois as dores são terriveis.Obrigada pela atenção.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Auxiliadora, verifique com o médico que te acompanha quais outras opções de tratamento para o seu caso. Abraços.

Cecília de O.Freire

Eu tenho muitas dores no joelho ,também fribromialgia,fazia uso do remédio artrolive,mas fui obrigada a parar , pois não é barato e tratamento continuo,infelizmente meu orçamento não dá. As dores só aumentam.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cecília, o produto Artrolive participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Florinda AMARAL GARCIA

Tenho 50 anos e tomo artrolive para artrose nos dois joelhos com orientação de reumatogista. Estou preocupada em subir e descer escadas todos os dias,o que faço cuidados cuidado pois nao tem elevador. Isso terá algum dano maior no futuro?Grata

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Florinda, evitá-las ou, pelo menos, ter muito cuidado ao utilizá-las, ajuda a evitar acidentes que possam agravar ainda mais o quadro de saúde do paciente com osteoartrite. Abraços.

Clarice

Algum tempo andei atrás de reumato, ortopedista e vou dizer, só dão um cala boca. Remédio antinflamatorio, quando me mandaram para hidroginástica, depois de um ano, fiquei travada com a lombar. Depois de muitos meses de tratamento resolvi procurar médicos, e deu na mesma. Fui para RPG, não deu muito certo, de uma semana pra outra já encavalava a mesma costela. Fui para acumputura com o mesmo fisioterapeuta. Depois de 25 seções ele me aconselhou fazer alguma coisa para fortalecer os tornozelos. Fui para “musculação clinica,” com fisioterapeuta. Consegui me identificar, estou melhorando e depois de um ano usando tornozeleira para não ter dor e nem virar o pé e cair na rua, deixei de usar.Estou fortalecendo os meus músculos e o meu quadril tb, fortalecendo e equilibrando.Este meu depoimento é para quem sabe ajudar alguém, por que sei o que sofri e sofro com as minhas dores, com 65 anos, e sofro à mais de 15 anos com fibromialgia, tudo pra ajudar. Mas continuo indo no meu clínico, que tb é homeopata e me ajuda tb.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Clarice, obrigada por compartilhar sua história conosco! Desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Sônia Pavão

Fiz tratamento com o uso do artrolive associando sessoes de acupuntura com orientacao médica, e apesar de estar com dois tipos de movimentos comprometidos, felizmente consegui recupera-los e não tenho tido mais dores nos joelhos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sônia, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.