AchèAchè
    search
    Título

    Quem tem osteoartrite nos joelhos deve evitar subir muitos lances de escada?

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por

    A osteoartrite é uma doença que afeta a cartilagem que protege as articulações, estruturas que protegem os ossos do atrito durante a movimentação do corpo. No entanto, esse processo degenerativo resulta em inflamação, dor e rigidez articular. Com a doença instalada nos joelhos, subir muitos lances de escada se torna complicado e é um hábito que deve ser evitado.

     

    Dor da osteoartrite pode atrapalhar o uso da escada

     

    “Em primeiro lugar, a osteoartrite leva a uma diminuição da amplitude de movimento da articulação. Com isso, a dificuldade em flexionar o joelho atrapalha ao subir a escada e a falta de força que geralmente acompanha a doença diminui a estabilidade necessária para descer as escadas”, afirma o ortopedista e especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros.

    Além disso, o profissional destaca que a dor que pode estar presente nos pacientes com osteoartrite dificulta tanto subir quanto descer os degraus. “Até por isso, o idoso, principal vítima da doença, deve sempre usar o corrimão como apoio ao usar escadas”, lembra o médico. Evitá-las ou, pelo menos, ter muito cuidado ao utilizá-las, ajuda a evitar acidentes que possam agravar ainda mais o quadro de saúde do paciente.  

     

    Tratamento da osteoartrite controla dor e inflamação

     

    A osteoartrite nos joelhos pode atrapalhar ainda outros hábitos e atividades do dia a dia. “Longas e até mesmo curtas caminhadas podem levar à dor e à consequente interrupção da caminhada. Entrar e sair do carro pode ser uma tarefa difícil devido à baixa mobilidade e à falta de força. Mesmo permanecer de pé numa fila pode ser um martírio para os pacientes”, exemplifica Medeiros.

    Para impedir que os efeitos da doença reduzam a qualidade de vida, é imprescindível procurar um especialista, que indicará o melhor tratamento, dependendo do caso. O tratamento mais conservador é feito com a prática de atividades físicas que ajudam a reforçar a musculatura em torno do joelho e o uso de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e condroprotetores.

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes