Osteoartrite: qual é a importância do repouso durante as atividades do dia a dia?


  • +A
  • -A

A osteoartrite consiste no desgaste progressivo das cartilagens, o que causa atrito entre os ossos. Com a doença em curso, a movimentação do corpo acaba aumentando o desgaste dos ossos. Por isso, é importante evitar atividades físicas muito intensas, além de respeitar os momentos de repouso que o corpo precisa.

Quando a doença ainda está em seu estágio inicial, a dor costuma surgir logo após a movimentação das articulações. O repouso é indicado justamente para aliviar esse incômodo. “Em geral, o repouso das atividades cotidianas permite uma recuperação do corpo, tanto na parte muscular quanto articular, conservando ainda a parte neurológica”, informa o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Riscos de não aderir ao repouso no tratamento da osteoartrite


Apesar desse cuidado,
a prática de atividade física é altamente recomendada em casos de osteoartrite, pois o desenvolvimento muscular e articular ajudam no controle dos sintomas. O que realmente não se recomenda é fazer exercícios demais e/ou em intensidade elevada, pois o quadro pode acabar se agravando. Movimentar o corpo moderadamente, respeitando os momentos de repouso, é uma ótima maneira de tratar a doença.  

Aqueles que possuem o diagnóstico da osteoartrite e não tomam esses cuidados aumentam o risco da doença se desenvolver mais rapidamente, o que significa “queimar” alguns anos com boa qualidade de vida. “O maior risco para o aparelho locomotor como um todo é a fadiga da parte muscular e a aceleração do desgaste das articulações, dificultando progressivamente a mobilidade”, afirma Raffaelli.

Outros cuidados importantes para controlar a osteoartrite


Além do repouso, outras medidas podem ajudar no tratamento da osteoartrite. Alimentar-se bem, com nutrientes variados e importantes para a saúde dos ossos (como o cálcio), e no sentido de evitar o sobrepeso, é um exemplo. “Diminuir a sobrecarga articular,
usar medicações anti-inflamatórias e os protetores condrais são outras medidas que auxiliam o controle da osteoartrite”, completa o ortopedista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

50 comentários para "Osteoartrite: qual é a importância do repouso durante as atividades do dia a dia?"

Nina Dantas

Muito bom ter essas informações .Muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nina, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Cristina

Show, muito bem explicado!! Tô de olho em tudo que vcs postam!

Mara

Ótimas dicas.Amei.obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá meninas, ficamos felizes que estejam gostando! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Tecla

Gostei muito da informação, não dava muita atenção para repouso .

Regina

Obrigada pelas dicas sempre muito valiosas

Aparecida Pinto Lopes

Li com atenção e tirei proveito, estou sempre atenta ao assunto. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Aparecida, ficamos felizes que tenha gostado! Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Nalva alves

Bom dia !! Tenho osteoartrite no ombro que doe se estende por todo o braço ,e no joelho tome analgésicos e pra dor uso continuo.E meus dedos da mão esta começando a deformar .Gostei das dicas ,pois achava que quanto mais exercitar seria melhor .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Nalva, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Maria Ieda

Meu esposo foi diagnosticado com osteortrite, as informações chegaram na hora certa. Gostei muito das dicas. Abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, ficamos felizes que tenha gostado! Desejamos sucesso no tratamento do seu esposo. Abraços.

Viviane

Olá equipe cuidados pela vida! Sou cadastrada no programa pois faço uso de duas medicações bem caras e só com o desconto está sendo possível realizar meu tratamento.obg pelas informações e dicas 👍🤗

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Viviane, ficamos felizes em saber que o Programa está te auxiliando. Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida! Abraços.

Rosileia

Gostei muito das informações passadas. Obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosileia, ficamos felizes que tenha gostado. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Eguilberto

Tento na medida do possível seguir as orientações. Tive uma melhora considerável nos desconforto articular. Dieta Medicação Atividade física são fundamentais. Na hora do desconforto vem o repouso. Muito obrigado pelas orientações.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eguilberto, ficamos felizes que tenha gostado! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

TANIA MARIA MICHELAN

Adorei as informações, o repouso , não tinha esse conhecimento. Gostaria de saber de exercícios na piscina ajudam? Muito obrigado, e continuem com outras dicas.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Tania Maria, dentre as modalidades esportivas e exercícios físicos em geral mais recomendados para quem tem osteoartrite, estão as atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. O ortopedista, o Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da osteoartrite. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/joelho-atividades-fisicas-osteoartrite
Abraços.

Bernardete

Obrigada pelas informações passadas, tem me ajudado muito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Bernardete, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Roseli Coutinho

Boa tarde. Obrigada por compartilhar essas informações. Acredito que ajudou muitas pessoas. Me indica algum bom ortopedista que cuida de ombro, cotovelo e mão no Rio de Janeiro? Ah e que atende Amil. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roseli, entre em contato com a operadora de saúde do seu convênio, eles poderão indicar os profissionais que atendem sua região. Abraços.

Cidinha Angeloni

Gostaria de saber qual atividades fisicas são mais apropriadas.

Sempre bom receber essas informações. Sofro com desgaste no joelho e é bem incômodo.

Carlos eduardo

Muito bom esses artigos , que vcs continue com esse trabalho.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Carlos Eduardo, ficamos felizes que esteja gostando! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Dilzete Campos de Carvalho

Achei essas orientações sobre osteoartrite muito esclarecedoras. Sinto fraqueza, principalmente, nas pernas, dores nas costas e,últimamente , pressão nas mandíbulas. Gostaria de receber orientações que me ajudem na busca do tratamento.Desde já, agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Dilzete, segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/osteoartrite
Lembrando que isto não te isenta de comparecer uma consulta com o médico para obter maiores informações. Abraços.

Jocineide Rosa de Oliveira

Muito bom saber td isso. Pois fui diagnosticada aos 45 com osteoartrite e hoje com 50esta sendo mais fácil de lidar .É sempre bom saber mais e graças a Deus estou fazendo td certinho como ai informado .

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jocineide, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Jorge

As mesmas dicas e recomendações dadas no tratamento da osteoartrite valem também para a osteoartrose em estágio inicial?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jorge, osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/qual-diferenca-entre-osteoartrite-artrite-reumatoide
Abraços.

Lizette T Negreiros

Tenho desgaste no joelho E que já foi operado do menisco há dois anos atrás. Muito bom os ensinamentos. Ajuda a ter uma visão do que acontece com as pessoas que tem esse problema e sinaliza caminhos para serem seguidos.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lizette, ficamos felizes que tenha gostado! Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Jeanne

Estou com 45 anos tive desvio de Tibia nas duas pernas, diagnósticos, artrite reumatóide, osteoartrite, fibromialgia e entrei no climatério sem poder fazer reposição hormonal tá difícil mas dicas como essa ajuda muito

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jeanne, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Marleide Monteiro Batista

Por favor, poderiam informar se as orientações servem para quem tem Osteoartrose, que é o meu caso.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marleide, osteoartrite é o mesmo que osteoartrose, artrose ou doença articular degenerativa. Segue o link de uma de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/qual-diferenca-entre-osteoartrite-artrite-reumatoide
Abraços.

Rosilda Teixeira

Minha mãe apresenta problemas nas articulações, e sinto que sou herdeira de tais problemas, ja posso iniciar um tratamento com acompanhamento medico? Em dias frios sofremos com os incômodos nas articulações, meus joelhos estalam etc

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosilda, toda medicação deve ser prescrita após avaliação médica. Recomendamos que você realize uma consulta para que o médico possa te orientar de maneira adequada. Abraços.

Marlene Castro

Acho de muita importância essas informações. Gosto muito.Abraços!!!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marlene, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Abraços.

Inês s sakurada

Minha mãe tem Osteoartrite nos joelhos, ela sofre muito e o médico disse que ela precisa operar, porém ela já tem 74 anos.Ela faz tratamento a 6 anos, mas agora está bem grave, ela já não está mais conseguindo andar. É viável fazer cirurgia, será que resolve?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Inês, a cirurgia normalmente é realizada em pacientes idosos que apresentam artrose em estágio mais avançado. É muito difícil recomendar algum outro tratamento se o médico já indicou cirurgia. Você pode procurar uma segunda opinião de outro especialista, mas geralmente os médicos têm razão na indicação do tratamento. Abraços.

Neide Pacheco

Bastante interessante o esclarecimento prestado.Não possuo a doença, mas gostaria de dicas para evitá-la.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Neide, ficamos felizes que você tenha gostado. Segue o link de acesso a outras matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/busca/osteoartrite
Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.