Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?


  • +A
  • -A
Imagem do post Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?

A osteoartrite é uma doença crônica que exige do paciente adesão disciplinada ao tratamento adequado, a fim de controlar o desgaste da cartilagem que compromete ossos e articulações. Uma das formas de obter esse controle é por meio da prática de atividades físicas que fortaleçam os músculos, o que confere maior resistência e proteção para as articulações durante os movimentos.

 

Benefícios do agachamento para o fortalecimento dos joelhos

 

O agachamento é amplamente recomendado como parte do tratamento da osteoartrite que acomete, principalmente, o joelho, pois trabalha os músculos próximos dessa região. Os pacientes que sofrem com a doença – e que a percebem atuar especialmente nos joelhos –  costumam sentir dor significativa por conta do desgaste local.

“O trabalho muscular feito através de agachamento reflete em fortalecimento, pois melhora grupos musculares específicos, como quadríceps da coxa, laterais e mediais dos joelhos. Com isso, há uma diminuição na carga sobre a articulação, visto que o maior impacto será recebido por músculos fortalecidos, capazes de proteger cartilagem e articulação do joelho”, explica a reumatologista Regina Ferreira.

 

Forma correta de fazer agachamento

 

Apesar dos potenciais benefícios dessa atividade, é preciso atenção na hora de realizar o exercício. “Quando o exercício de fortalecimento é realizado, por exemplo, com postura e posicionamento dos joelhos de forma incorreta, isso poderá prejudicar os mesmos”, alerta a especialista.  

Para realizar o agachamento da maneira correta, o paciente deve, primeiramente, estar em pé em uma superfície plana, deixando uma abertura entre as pernas similar à largura dos ombros. “A coluna precisa permanecer ereta durante o movimento, o qual deve ser feito lentamente. Esse movimento pode ser auxiliado com um bastão segurado pelas mãos, à frente do corpo”.  

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?"

Sonia Lopes

Olá, quantos minutos deve durar esta atividade de agachamento e quantas repetições, pra quem tem artrose avançada como eu;pra que não agrave a lesão?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia! Tudo vai depender do estágio da artrose. Recomendamos que antes de efetuar a prática esportiva, é interessante consultar seu Reumatologista e profissional de Educação Física habilitado. Apenas com uma avaliação conjunta destes profissionais é possível dar um parecer mais assertivo para você. Abraços.

Eladir

Qual o exercício indicado pra osteoartrite nos dedos, já com deformidades?

almerinda da silva pereira

Estou com o 1,2,3,4,5 da coluna com desgate de cartilagem que faço

Leila Moraes Figueiredo

Tenho coxartose. No lado esquerdo é mais rigorosa. No lado direito é mais branda. Faço hidroginástica e Pilates. Fico dolorida nos dias do Pilates. Os exercícios são suaves. Devo continuar? Há alguma recomendação?Desde já agradeço. Leila Moraes Figueiredo

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.