Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?


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A osteoartrite é uma doença crônica que exige do paciente adesão disciplinada ao tratamento adequado, a fim de controlar o desgaste da cartilagem que compromete ossos e articulações. Uma das formas de obter esse controle é por meio da prática de atividades físicas que fortaleçam os músculos, o que confere maior resistência e proteção para as articulações durante os movimentos.

 

Benefícios do agachamento para o fortalecimento dos joelhos

 

O agachamento é amplamente recomendado como parte do tratamento da osteoartrite que acomete, principalmente, o joelho, pois trabalha os músculos próximos dessa região. Os pacientes que sofrem com a doença – e que a percebem atuar especialmente nos joelhos –  costumam sentir dor significativa por conta do desgaste local.

“O trabalho muscular feito através de agachamento reflete em fortalecimento, pois melhora grupos musculares específicos, como quadríceps da coxa, laterais e mediais dos joelhos. Com isso, há uma diminuição na carga sobre a articulação, visto que o maior impacto será recebido por músculos fortalecidos, capazes de proteger cartilagem e articulação do joelho”, explica a reumatologista Regina Ferreira.

 

Forma correta de fazer agachamento

 

Apesar dos potenciais benefícios dessa atividade, é preciso atenção na hora de realizar o exercício. “Quando o exercício de fortalecimento é realizado, por exemplo, com postura e posicionamento dos joelhos de forma incorreta, isso poderá prejudicar os mesmos”, alerta a especialista.  

Para realizar o agachamento da maneira correta, o paciente deve, primeiramente, estar em pé em uma superfície plana, deixando uma abertura entre as pernas similar à largura dos ombros. “A coluna precisa permanecer ereta durante o movimento, o qual deve ser feito lentamente. Esse movimento pode ser auxiliado com um bastão segurado pelas mãos, à frente do corpo”.  

 

Dra. Regina Ferreira é reumatologista, graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e atende em São Paulo. CRM-SP: 72550

Foto: Shutterstock

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33 comentários para "Osteoartrite: qual é a importância do agachamento no fortalecimento dos joelhos?"

Sonia Lopes

Olá, quantos minutos deve durar esta atividade de agachamento e quantas repetições, pra quem tem artrose avançada como eu;pra que não agrave a lesão?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Sonia! Tudo vai depender do estágio da artrose. Recomendamos que antes de efetuar a prática esportiva, é interessante consultar seu Reumatologista e profissional de Educação Física habilitado. Apenas com uma avaliação conjunta destes profissionais é possível dar um parecer mais assertivo para você. Abraços.

Eladir

Qual o exercício indicado pra osteoartrite nos dedos, já com deformidades?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Eladir, os exercícios podem fortalecer a musculatura e uma alimentação balanceada pode promover o consumo de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos (cálcio e vitamina D, principalmente). Converse com seu médico para que o mais adequado tratamento seja prescrito. Abraços.

almerinda da silva pereira

Estou com o 1,2,3,4,5 da coluna com desgate de cartilagem que faço

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Almerinda, consulte um ortopedista de sua confiança e o mesmo avaliará o seu caso minuciosamente para que a melhor estratégia de tratamento seja adotada. Abraços!

Leila Moraes Figueiredo

Tenho coxartose. No lado esquerdo é mais rigorosa. No lado direito é mais branda. Faço hidroginástica e Pilates. Fico dolorida nos dias do Pilates. Os exercícios são suaves. Devo continuar? Há alguma recomendação?Desde já agradeço. Leila Moraes Figueiredo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Leila,
Você tem fisioterapeuta onde faz o Pilates, o que ele diz? Caso não tenha converse com seu médico sobre suas dores após os exercícios. Abraços.

José Carlos

Boa noite,Vi o e-mail e vim ver a orientação. Mas ficou pela metade. Não explicou a posição correta do joelho. Pra dentro? para fora? Quantas vezes?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá José, qualquer exercício deve ser realizado com a orientação de profissionais qualificados e o limite físico de cada praticante e de cada articulação devem ser respeitados para atingir o objetivo da prevenção. “Pessoas sedentárias há muito tempo devem iniciar exercícios com cargas leves e progredir de modo mais lento.” – afirma o ortopedista r. Marco Tulio Caldas. Abraços.

Evandro Márcio de Souza Carvalho l

tenho sentido muitas dores nas pernas. mas é acima dos joelhos, isso pode ser coluna, ou astroartrite .que devo fazer,no meu caso,um abraço

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Evandro, um exame presencial é o mais indicado, converse com o seu ortopedista, após exames poderá ser prescrito o tratamento indicado. Abraços.

Miria de Souza Ferreira Alves

Gostei muito dessas orientações que vc passou para nós. Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miria, que bom que gostou, continue conosco para mais matérias como essa. Abraços.

Berenice

Nestes casos de osteoartrite pode ser feita a cadeira extensora e flexsora ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Berenice, sempre indicamos conversar com um especialista habilitado de educação física para mais orientações ou com seu reumatologista. Todo exercício precisa de acompanhamento. Abraços.

Edison paschoa

Gostaria de saber se o exercício de agachamento serve Tb p/artrose de quadril.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Edison, qualquer exercício precisa de um acompanhamento de um especialista habilitado na área, converse com o seu médico ou com um especialista de educação física. Abraços.

Inês Borges

Olá gostaria de saber se osteoartrite nós dedos tem como regredir obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Inês, a a reumatologista Regina Von Kirchenheim afirma “Com um tratamento multidisciplinar, as especialidades conseguem uma melhor condução do caso do paciente”, veja a matéria na integra em https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/medico-tratamento-osteoartrite. Abraços.

Bartira

Porque não respondeu à Eladir?Os dedos com deformidades encomodam muito

Elaine Dias dos Reis

Gostaria de saber, a pessoa que tem doença degenerativa no joelho, na coluna lombar, coluna vertebral e cervical. Como fazer o exercício certo.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Elaine, sabemos como é importante fortalecer a musculatura no entorno da articulação lesionada. Sugerimos que uma avaliação médica seja feita, e se for o caso de prescrição de exercícios físicos, uma subsequente consulta com um profissional de Educação Física pode ser de grande ajuda. Abraços!

Valter F.de Moraes

Tenho poblemas degenerativos acentuado no quadril esquerdo e esta atigindo o lado direiito, ultimamente venho tendo crises, com dor chego ficar travado tenho que ir ao pronto socorro para tomar injeçao local para aliviar a dor e destravar a coluna; estou iomando remedios especificos para o caso mas não estão dando resultados satisfatorios.Gostaria de usar metodo alternativos atraves de ginasticas e exercicios especificos; quais voces me recomendaria praticar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Valter, exercícios podem ser feitos normalmente, desde que indicados pelo seu médico, pois cada pessoa tem um perfil diferente. Os exercícios feitos corretamente e supervisionado por um profissional de educação física causam muitos bens a saúde. Tenho outra matéria para você em https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/atividades-fisicas-saude-articulacoes. Parabéns pela busca em melhoria de qualidade de vida. Abraços.

Lucimar Maria

Gostaria de saber se existe alguma atividade física para aliviar as dores de novo de papagaio , que já me explicaram q faz parte da coluna , acordo constantemente com dores na nuca e sinto q os ossos ficam todos doloridos na parte de trás da cabeça.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lucimar, a pratica de exercícios físicos ajuda o corpo todo, claro que tem que ser realizado com de forma correta e com a supervisão com um especialista da área, então converse com um profissional de educação física e com seu médico, após verificar seu perfil ele pode sugerir o melhor exercício, quantidade de peso e repetições. Parabéns pela busca na qualidade de vida. Abraços.

Dirceu Fagundes

Tenho dores terríveis nas articulações mas dos pés. Tal exercício pode ser feito para meu problema? Já consultei especialistas com diversos exames e me receitaram diversas drogas, mas foi em vão. O diagnóstico foi artrite.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dirceu, o agachamento é um exercício que tem como principal função fortalecer músculos da coxa e glúteo, que por consequência podem ajudar a proteger as articulações do joelho e do quadril, respectivamente. No caso das articulações do pé e tornozelo outros exercícios podem ser indicados por um profissional de Educação Física. Abraços!

Renato

A orientação é muito sucinta e deixa várias dúvidas!É possível fazer o exercício com pesos, além do corporal? E pressão de perna, com peso, em aparelho, também é recomendável? Recomenda-se para artrose na cabeça do fêmur?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Renato, cada pessoa tem um perfil diferente, então é necessário conversar com seu médico quais são os exercícios indicados para seu caso. Lembrando de sempre executar qualquer atividade física com supervisão de um especialista da área. Parabéns pela busca na melhoria de qualidade de vida. Abraços.

Flavio Clayton

Tenho a Osteoartrite no quadril e joelho. O agachamento continua sendo recomendado??

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Flavio, não existe um protocolo de exercícios pré estabelecido. O ideal e conversar com seu ortopedista, e com um profissional de Educação física habilitado para montar um protocolo de exercícios mais asqueado a sua realidade. Abraços.

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