Osteoartrite: quais exercícios para fortalecer o joelho podem ser feitos em casa?


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A prática de exercícios físicos é essencial para quem deseja tratar a osteoartrite, pois ajuda a fortalecer a musculatura, garante estabilidade às articulações e ainda evita o sobrepeso. Um dos locais do corpo mais comumente afetados pela doença, o joelho pode e deve ser trabalhado por atividades físicas para que os sintomas que o afetam sejam controlados. Os exercícios recomendados são, em sua maioria, simples, e podem ser realizados em casa.

“O agachamento aumenta a densidade mineral óssea, reduzindo assim as chances de fraturas e aumentando a massa muscular. A elevação de pernas tem como objetivo principal fortalecer a musculatura do quadríceps, auxiliando a estabilidade do joelho. Por fim, a flexão de pernas tem como objetivo fortalecer a parte posterior da coxa, que também ajuda na estabilização do joelho”, informa o fisioterapeuta Sandro Raad.

Importância e benefícios dos exercícios no tratamento da osteoartrite


Todos os exercícios têm a função de fortalecer a musculatura, o que já é um fator essencial para recuperação e prevenção de lesões. Além disso, todos os exercícios ajudam na circulação sanguínea, prevenindo edemas. “Quando falamos em fortalecer os joelhos, na verdade estamos trabalhando as
musculaturas em torno do joelho, principalmente os quadríceps”, explica o especialista.

Além da dor, esses exercícios ajudam a prevenir patologias comuns, como condromalácia, rompimento de ligamentos, lesão do menisco, entre outras. “Os exercícios ajudam ainda na melhora da qualidade de vida, previne edemas e ainda há melhora na postura, equilíbrio e direção espacial. Vale ressaltar que o acompanhamento de um especialista é altamente recomendado”.

Exercícios para osteoartrite devem ser de intensidade moderada


Por mais que a prática de exercícios físicos seja essencial no tratamento da osteoartrite, é importante que as atividades escolhidas sejam moderadas, pois, caso sejam intensas, podem gerar efeito inverso, piorando o quadro de desgaste que caracteriza a doença. É essencial também
respeitar os momentos de repouso das articulações para que elas não venham a sofrer mais com o desgaste.  

Sandro Raad é fisioterapeuta com especialização em traumato ortopedia. Crefito: 207871-F / Contato via Instagram

Foto: Shutterstock

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12 comentários para "Osteoartrite: quais exercícios para fortalecer o joelho podem ser feitos em casa?"

Beatriz

Andar de bicicleta é um bom exercício?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Beatriz, pedalar produz menos impactos nas articulações e também tem menor intensidade. Converse com o seu médico para que ele te oriente sobre os melhores exercícios para o seu caso. Abraços.

Lourdes Maria da Silva

Muito bom receber dicas da Aché saúde

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lourdes, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Mariana Ribeiro costa

Tenho artrose de distais das mãos ..e os joelhos já começam a reclamar…quero exercícios para fortalecer

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Mariana, segue o link de uma de nossas matérias com informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/artrose-mao-pulso-rotina-exercicios-prevenir
Abraços.

Maria jose Cordeiro de Albuquerque

Tenho problema nos joelhos e hérnia de disco

Maria Nísia de Araújo

Gostaria de receber informações sobre problemas de ossos

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Nísia, segue o link de acesso a matérias sobre este assunto: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos
Abraços.

Regina carneiro

Pode mandar as fotos como fazer os exercícios. Obrigada

Neusa

Fiz cirurgia no joelho direito, retirada do menisco, há 4 meses e continuo com muitas dores, desconforto para caminhar e descer e subir escadas e rampas. Será que posso fazer esses exercícios??? Já fiz 30 sessões de fisioterapia. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Neusa, é de suma importância que você consulte um fisioterapeuta para avaliação do seu caso. Uma vez que o exercício físico for prescrito, é vital ressaltar que o acompanhamento de um profissional de Educação Física é altamente recomendado. Abraços.

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