Quem tem osteoartrite pode praticar esportes?


  • +A
  • -A

Como a osteoartrite é uma doença crônica de desgaste gradual da cartilagem articular, é necessário ter bastante cuidado com todo esforço físico que possa vir a ser realizado. Mesmo assim, a prática de exercícios é recomendada como método de tratamento do quadro, tanto para fortalecer a musculatura, quanto para evitar o sobrepeso, pois assim se aumenta a proteção das articulações.

“Quem tem osteoartrite deve praticar esportes e exercícios em geral, porém é fundamental optar pelas atividades de baixo impacto. Recomenda-se priorizar os alongamentos e fortalecimento muscular”, aponta o ortopedista Túlio Cardoso. Portanto, esportes de alto impacto, como futebol e vôlei, devem ser evitados para que não haja risco de complicações.

Atividades físicas recomendadas para quem tem osteoartrite


Dentre as modalidades esportivas e exercícios físicos em geral mais recomendados para quem tem osteoartrite, o médico recomenda as
atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. Também ortopedista, o Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da osteoartrite.

“Um paciente com osteoartrite pode e deve praticar esportes, porém não é qualquer exercício que está indicado. De maneira geral, caminhada em terreno plano praticamente não tem contraindicações, então é uma boa escolha. Aulas de ginástica com pouco peso e orientadas pelo seu médico também são extremamente benéficas e ajudam a melhorar a função e diminuir a dor”, explica o Dr. Gualter.

Atenção à falta de estímulo articular


De acordo com o Dr. Túlio, a prática esportiva e física como um todo deve ser sempre incentivada nos casos de osteoartrite, pois o sedentarismo contribui para o desgaste e fragilidade articular. “
Uma articulação artrítica tende a manter postura antálgica por retração dos músculos, tendões e cápsula articular. Com isso ocorre o enfraquecimento progressivo associado ao desuso”.  

 

Foto: Shutterstock

subcat_doencas-dos-ossos
COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Tulio Pereira Cardoso

Dr. Tulio Pereira Cardoso

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 38605 / SP

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Dr. Gualter Maldonado de Azevedo

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 124069 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

24 comentários para "Quem tem osteoartrite pode praticar esportes?"

mariaaparecidadasilvapetito

Eu tenho os te artrite faço hidro ginástica a vários anos tenho tbm artrite reumatóide e frimialgia agora estou bem mais passei uns meses atrás muito mal estou fazendo rpg tbm tenho muitas dores

Zacarias da Silvs

Estou doemte há um ano o medio disse que tenho reumatismo o que posso fazer pora melholar?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Zacarias, a dor do reumatismo pode ser minimizada a partir de um tratamento multidisciplinar que engloba a educação do paciente com relação à doença que ele tem, processos de reabilitação, como fisioterapia e RPG, métodos não medicamentosos, como acupuntura, além da medicação específica, cuja prescrição deve ser individualizada para cada paciente. Verifique com o seu médico as opções de tratamento para o seu caso. Melhoras.

Maria Do Rocio da Silva Gomes

Bom dia. Já fiz 2 cirurgias no joelho esquerdo e 1 no tornozelo direito só esse ano. Ainda sofro de fibromialgia. Só que não tive nenhuma fratura. Mesmo assim sofro dores terríveis no joelho esquerdo. O que fazer para amenizar a dor?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, verifique com o seu médico as opções de tratamento para o seu caso. Melhoras.

Antonio Meira Filho

Eu já tenho 75 anos de idade e segundo exames de imagem e RX, tenho osteoartrite em ambos os joelhos. Como escolha própria e recomendação médica, pratico PILATES. Durante 3 anos de PILATES adquiri força e fortalecimento muscular e melhorei muito a minha postura e também a respiração.Tenho duas restrições: atividade de agachamento e movimento com as pernas, com peso, tem que ser moderado para evitar dor nos joelhos.

Maria Cecília Barcelos Pires

Ótima matéria…

Legnalda

Gostaria de saber exatamente o que tenho, se é fibromialgia, só artrite, ou osteoartrite. Como chegar às um diagnóstico com certeza? Qual o caminho? Hoje estou tomando remédio para fibromialgia, mas continuo com dor em algumas articulações (ombros), dor cervical (muito tensa e muito sentada), dor lombar (se fico muito tempo em pé), e muito sono a partir das 21 horas. Meus pés doem com calçados. Será princípio artrose?

Tania Souza Gomes Camargo

Bom dia estou com tendenopatia nos braços ,artrose nos joelhos, artrose na coluna desvio e ernia de disco já estou fazendo fisioterapia qual atividades posso fazer.

Maria Auxiliadora Bezerra

Gosto bastante da matéria, é bastante esclarecedora quando se trata das articulações, dores reumáticas e outras… Sofro bastante com essas dores. Encontrei uma maneira de aminisar com atividades físicas Pilates. É bastante recomendável. Fica a dica.

Onofre Rodrigues

Qual a diferença entre osteoartrite e artrose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Onofre, artrose, osteoartrose ou osteoartrite é um tipo de doença das articulações que resulta da degeneração da cartilagem e do osso subjacente.
Para identificar se você sofre com alguma dessas doenças é de suma importância buscar ajuda profissional. O ortopedista é o especialista mais indicado para poder diagnosticar a doença e indicar o tratamento mais adequado. Até breve.

Sergio F Viana

Boa tarde; Meu médico me receitou colflex colageno, já fas uns 3 mês que estou usando e antes estava usando o glicolive outro tipo de colageno, pois estou perguntando o seguinte; quais dos dois é melhor o Colflex ou o Glicolive. fico no aguardo de uma resposta. ATT Sergio F Viana.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sergio, cada paciente necessita de um tratamento e medicamento adequado para seu organismo, o mais importante é sempre seguir a prescrição médica para que o tratamento possa trazer resultados benéficos para sua saúde. Até logo.

Jorge

As mesmas recomendações em casos de osteoartrite podem servir para casos de orteoartrose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jorge, cada doença tem seu tratamento especifico variando também de paciente para paciente, para a indicação do tratamento mais adequado para a doença é necessário exames com o ortopedista que é o médico especialista dessa areá. Até logo.

Ivete

Quando acordo de manhã, não consigo abrir e mexer às mãos, de dor. Com o passar das horas vai melhorando um pouco.Pergunto o que devo fazer de exercícios nas mãos . o quê posso tomar sem prejudicar outra coisa.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ivete, conforme informado na matéria quem tem osteoartrite deve praticar esportes e exercícios em geral, porém é fundamental optar pelas atividades de baixo impacto. Recomenda-se priorizar os alongamentos e fortalecimento muscular. Para você iniciar o tratamento medicamentoso é de suma importância uma consulta com o ortopedista para que ele possa indicar o mais adequado. Até breve.

Celina

Eu tenho osteartrite e uma coleção de bico de papagaio. Tomo artrolive.esse medicamento retém líquido, incha?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Celina, conforme informado na bula do medicamento as reações desagradáveis adversas que podem ocorrer são: sonolência, cefaleia (dor de cabeça), insônia e Edema periférico (inchaço nas extremidades). De qualquer modo essas reações podem variar de paciente para paciente. Consulte sempre seu médico quando ocorrer alguma reação adversa ao utilizar o medicamento. Abraços.

Lindoia

Eu me chamo Lindóia tenho osteoartrite estou me tratando em abril fiz um bloqueio na coluna e o médico receitou atividades físicas estou no Pilates e musculação as dores estão amenas. Uma pergunta gosto de dançar e estou pensando em fazer dança do ventre será que posso

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lindoia, conforme informado na matéria é fundamental optar pelas atividades de baixo impacto. Recomenda-se priorizar os alongamentos e fortalecimento muscular. Antes de iniciar qualquer nova atividade é necessário consultar o seu ortopedista para que ele possa verificar se essa nova atividade trará resultados benéficos a sua saúde ou se pode atrapalhar no tratamento. Abraços.

Moacir José Sfreddo

Boa tarde.Gostaria de receber informações sobre os exercícios que posso fazer, pois tenho osteopenia.Abraço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Moacir, conforme informado na matéria o médico recomenda as atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. O Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da doença. Antes de iniciar qualquer nova atividade é muito importante informar ao seu médico para que ele possa indicar o mais adequado para você.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.