Osteoartrite: O que diferencia as fases agudas e crônicas da doença?

  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma das doenças reumáticas mais comuns, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). Ela provoca a degeneração da cartilagem que reveste as articulações do corpo, causando dor e inchaço e dificultando a locomoção. O problema tem duas fases, a aguda e a crônica. Confira as principais diferenças entre essas etapas. 

Fase aguda da osteoartrite é marcada pela dor e inchaço


De acordo com a reumatologista Árien Oldoni, a dor costuma ser o sintoma inicial da doença e leva o paciente a procurar auxílio médico, marcando o início da
fase aguda. “Tipicamente, o desconforto articular vem sendo sentido pelo indivíduo por meses, de forma intermitente, com dor localizada e profunda em alguns pontos da articulação”, afirma a médica.

Outro sintoma causado pela osteoartrite na fase aguda é uma sensação de enrijecimento articular que tende a durar alguns poucos minutos. Além disso, ao movimentar o corpo, o paciente pode ouvir estalos e perceber o surgimento da dor, que tende a melhorar com o repouso. 

Na fase crônica, paciente perde qualidade de vida


Vale lembrar que a osteoartrite se instala, na maioria das vezes, de maneira lenta e persistente, progredindo gradualmente, especialmente se não houver
tratamento. “A dor passa a se tornar constante, aumentando de intensidade, tendendo ao acometimento articular bilateral, e o volume ósseo local pode aumentar”, explica a especialista sobre a fase crônica. 

“Esses sinais e sintomas levam o paciente a se tornar gradativamente incapaz de executar suas atividades diárias, com perda de mobilidade articular, alterações da marcha e piora da qualidade de vida”, alerta Dra. Árien. Anos após o início da dor aparecem as alterações radiológicas, caracterizadas pela redução e desalinhamento do espaço articular, erosões e deformações ósseas. 


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Árien Oldoni

Dra. Árien Oldoni

Reumatologia

CRM: 39921 / RS

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite: O que diferencia as fases agudas e crônicas da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.