Osteoartrite: como é feito o diagnóstico da doença?


  • +A
  • -A

A osteoartrite começa a se manifestar com o desgaste da cartilagem que protege os ossos, o que, de início, não é percebido por quem tem a doença. Contudo, esse processo implica em complicações, que são os sintomas do quadro. A partir daí, o paciente deve procurar um especialista para realizar o diagnóstico e confirmar a suspeita.

A visita ao médico é fundamental, pois apenas com os sintomas não há como definir se há um quadro de osteoartrite. É preciso realizar exames capazes de precisar o comprometimento da cartilagem para que o diagnóstico seja feito. Essa investigação se inicia com a consulta clínica e com o exame físico, que são fundamentais.  

 

Como chegar ao diagnóstico da osteoartrite?

 

“Além da anamnese (entrevista no consultório) e do exame físico, as radiografias convencionais continuam sendo o método mais simples e adequado para se estabelecer o diagnóstico de osteoartrite. Outros métodos como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética nuclear e ultrassonografia podem ter validade no diagnóstico diferencial”, afirma o geriatra Ricardo Komatsu.

O especialista faz uma observação “extremamente importante”: a dor é uma manifestação obrigatória para a caracterização da osteoartrite. Ou seja, indivíduos que apresentam apenas alterações radiográficas não podem ser definidos como doentes sem que haja reclamação do problema. Por isso a importância de tudo ser analisado em conjunto.

 

Diagnóstico precoce ajuda tratamento da osteortrite

 

Não existe cura para a osteoartrite, mas há tratamento e este é capaz de retardar o avanço do quadro e amenizar os sintomas. Quando o diagnóstico é feito precocemente, agiliza-se o início do tratamento, aumentando as chances de recuperação do paciente. “O diagnóstico precoce e bem feito evita complicações e tratamentos desnecessários”, destaca Dr. Ricardo. O tratamento se baseia no uso de medicamentos específicos, prática regular de atividade física e dieta adequada, tudo isso seguindo as orientações do médico.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Ricardo Komatsu

Dr. Ricardo Komatsu

Geriatria

CRM: 56604 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Osteoartrite: como é feito o diagnóstico da doença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.