Osteoartrite: Como lidar com a rigidez das articulações?

  • +A
  • -A

Rigidez das articulações, dificuldade de locomoção, inchaço e dores intensas. Esses são alguns dos sintomas da osteoartrite, uma doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem presente nas articulações. Esse tecido é muito importante para a proteção dos ossos, que se chocariam caso esse ele não existisse. A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) classifica a osteoartrite como a mais frequente entre as doenças pertencentes do grupo designado como “reumatismos”, representando cerca de 30 a 40% dos casos.

A osteoartrite, majoritariamente, é uma consequência direta do envelhecimento e atinge especialmente as articulações das mãos, joelho, coxofemorais e coluna. O enrijecimento pré-movimento, principalmente durante a manhã, é cotidiano na vida dos portadores da doença. No entanto, algumas medidas podem aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Exercícios ajudam a aliviar a rigidez das articulações


“Para lidar com a rigidez das articulações é necessário tratar da doença como um todo, o paciente já deve estar em tratamento da osteoartrite. Alguns exercícios são muito interessantes e há medidas simples, como colocar as mãos em água quente, sobretudo à noite, antes de dormir”, afirma a reumatologista Dra. Licia Mota.

Devido às dores e desconforto, muitos pacientes deixam de se mover, mas o sedentarismo pode acelerar o processo de desgaste nas cartilagens devido ao enfraquecimento muscular, que pode sobrecarregar ainda mais a área afetada. Por isso, exercícios de leve intensidade com acompanhamento médico são uma parte essencial do tratamento como um todo.

As diferenças entre osteoartrite e artrite reumatoide


É importante diferenciar um quadro de osteoartrite de
artrite reumatoide. A primeira doença decorre de um desgaste que se dá, em geral, por conta do envelhecimento, enquanto a segunda é um processo degenerativo consequente de um quadro autoimune. Segundo a médica, a rigidez se apresenta de uma forma ainda mais severa nos portadores de artrite reumatoide, podendo se prolongar por um período de até 1 hora. Nos casos de osteoartrite, esse sintoma tende a se manifestar por menos tempo, geralmente durando alguns minutos.


Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR):
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Osteoartrite: Como lidar com a rigidez das articulações?"

Lacir Terezinha Borges

Estou no segundo mês de tratamento e estou me sentindo bem melhor. Não preciso mais de analgésicos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lacir. Ficamos felizes pelo progresso em seu tratamento. Abraços!

Neide Maria de Souza

Eu tenho osteartrite em membros superiores e inferiores e nos quadris e coxas mais Fibromialgia desde 2014.Faço caminhada e práticas da medicina Chinesa(Lian Gong)Sinto muitas dores difícilmente fico sem anti inflamatório. Alguma recomendação?Vc te

Fatima

Desde q TRABALHEI no banco FIQUEI com tendinite. OPEREI O OMBRO. MAS SE movimentar. Tem uma senhora c 76 ANOS.sobe RUA, SOBE ESCADA. Na radiografia DEU VARIAS fraturas no fêmur e desgaste total NA cabeça do fêmur e QUADRIL. O CERTO É SE MOVIMENTAR?? CREIO Q O CORPO TEM LIMITACOES, COM A IDADE E COM ALGUMAS DOENCAS. OPEREI A COLUNA, UMA MEDICA NA UTI FEZ UM ERRO. ME MOVIMENTO MAS COM CERTOS LIMITES. ADORO HIDRO MAS COM AGUA MORNA ESPERTA. DILATA OS MÚSCULOS, ARTERIAS DEIXA MAIS FLEXIVEL E AJUDA A MELHORAR. TENHO TIREOIDITE DE HASHIMOTO. QUANDO AUMENTA O TSH DÓI O CORPO TODO. NÃO É FIBRO, O GENOMA DESCOBRIU Q OS LIQUIDOS ENTRE AS CAMADAS DE MUSCULO DESENCADEIA INFLAMACAO, PORQ O TSH RETEM LÍQUIDO. POR ISSO A TIREOIDITE DÁ DOR E É MAIS COMUN NA MULHER. OU SEJA TEM MUITOS DETALHES P ENTENDER CADA BIOTIPO.

Mara Cristina

Tenho osteartritr,mas só vivo cada dia pior muito inchada e dor intensa, tenho tbm Fibromialgia

Divina Moreira dos santos

Boa tarde fiz uma cirurgia no joelho direito,tinha rompido o tendão do menisco e tenho desgaste na cartilagem dos dois joelhos…mesmo após cirurgia meu joelho incha e tem dia que doi ,Parece doer no osso….quais exercícios seria recomendado pra fazer pra fortalecer as articulações..Desde de já obrigada!

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Divina. Temos uma matéria que aborda o assunto, o especialista Dr. Vinícius Magno faz algumas indicações, assim como orienta quais os cuidados necessários antes de inciar os exercícios. Confira! Até logo. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/exercicios-fortalecer-articulacoes

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.