Osteoartrite: A doença pode causar o desgaste total da cartilagem articular?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, segundo o Ministério da Saúde, é uma doença que surge como parte do envelhecimento do corpo. Ela é marcada pelo desgaste da cartilagem que reveste as articulações e por alterações nos ossos. Buscar ajuda médica precocemente é muito importante, já que a doença, ao chegar em um estágio mais avançado, pode levar ao desgaste total da cartilagem articular.

Desgaste total da cartilagem articular dificulta vida do paciente


“A osteoartrite pode provocar o desgaste quase completo. A cartilagem é perdida quase completamente e o paciente sofre consequências disso”, afirma a reumatologista Licia Mota. Ao iniciar o tratamento ainda no início da doença, o paciente tem a chance de retardar o avanço do desgaste, mas
sem as medidas necessárias, a tendência é que o problema piore até desgastar totalmente a cartilagem. 

Segundo a médica, o principal sintoma nos casos avançados de osteoartrite é a dor. “A dor não é necessariamente proporcional ao nível de perda da cartilagem, porque ela depende de vários fatores, como percepção individual da dor, peso corporal e grau de fortalecimento muscular”, explica a especialista. Outras consequências são rigidez articular e dificuldade para se movimentar. 

Como aliviar os sintomas da osteoartrite avançada?


Quando a articulação se desgasta totalmente, além do tratamento mais tradicional,
a artroplastia também pode ser recomendada. Trata-se de um procedimento cirúrgico que troca a articulação problemática por uma prótese. 

“Nesses casos muito avançados, a articulação é removida e substituída por uma prótese. Se bem indicado, isso tem um resultado muito bom, gera um alívio muito grande dos sintomas e uma grande melhoria para a qualidade de vida do paciente”, informa a médica. 

As outras medidas necessárias para o tratamento são aquelas aplicadas em outras fases da osteoartrite. O médico pode indicar medicações para amenizar a dor e para reforçar a cartilagem, sessões de fisioterapia, controle do peso corporal, além de atividades físicas para garantir o fortalecimento muscular e mudanças nos hábitos de vida. 


Dados do Ministério da Saúde:
http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/154-artrite-reumatoide-e-artrose-oesteoartrite

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Osteoartrite: A doença pode causar o desgaste total da cartilagem articular?"

Eunice

Tenho osteoartrite e não trato. Como iniciar?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Eunice. A visita ao médico é fundamental, pois o profissional irá analisar e indicar o tratamento adequado de acordo com seu caso, o mesmo se baseia no uso de medicamentos específicos, prática regular de atividade física e dieta adequada, se necessário, tudo isso seguindo as orientações do médico. Desejamos sucesso. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.