O que são órteses? Elas podem auxiliar no processo de tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post O que são órteses? Elas podem auxiliar no processo de tratamento da osteoartrite?

Pessoas com deficiências físicas ou com alterações na função de um membro do corpo podem encontrar dificuldades para circular por ruas com buracos e desníveis nas calçadas. Para garantir a qualidade de vida e de locomoção, elas podem contar com a ajuda de próteses e órteses.  

Diferenças entre órtese e prótese

As duas exercem funções diferentes no corpo. “As próteses substituem uma parte ou função do corpo humano, enquanto as órteses auxiliam a execução de uma função corporal, podendo eventualmente bloquear ou limitar uma articulação, impedindo um movimento indesejado durante o pós-operatório”, afirma o ortopedista André Pedrinelli.

As bengalas, muletas e óculos são exemplos simples de órteses. Eles não substituem um órgão ou membro, mas ajudam-no a realizar sua função. Já um implante dentário ou uma pele artificial são consideradas próteses porque exercem a função de uma parte do corpo.

O uso em osteoartrite

As órteses podem ser utilizadas por pacientes com osteoartrite, doença caracterizada pela degeneração da cartilagem e por possíveis alterações nos ossos. “Elas são indicadas para proteger uma articulação de um movimento excessivo, por exemplo. Os benefícios são o controle da dor e o impedimento da progressão ou instalação de deformidades”, explica Pedrinelli.

De acordo com o ortopedista, qualquer pessoa pode utilizar uma órtese depois de uma correta avaliação de um especialista. Mas o paciente pode necessitar de tempo para se adaptar perfeitamente ao auxílio.

Dr. André Pedrinelli é ortopedista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 51776

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que são órteses? Elas podem auxiliar no processo de tratamento da osteoartrite?"

Ana Paula Santana da Silva

Além dos produtos serem de muita qualidade, as informaçoes são muito esclarecedoras ….

Cuidados Pela Vida

Oi Ana Paula, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.