O que é osteoporose secundária?


  • +A
  • -A

A osteoporose é um problema de saúde que se caracteriza pela perda gradativa da massa que compõe os ossos. Esse processo já acontece naturalmente com a aproximação da velhice, mesmo em pessoas sadias, mas é muito mais intenso nos casos da doença, podendo levar a fraturas. A causa por trás da perda da massa óssea divide a osteoporose em dois tipos: primária e osteoporose secundária. 

Câncer e artrite reumatoide podem causar osteoporose


“A osteoporose secundária é quando a diminuição da massa óssea ocorre em decorrência de outras doenças ou está relacionada ao uso de medicamentos. Cerca de 30% das mulheres e 50% dos
homens têm osteoporose em função de algumas doenças, hábitos inadequados ou uso de medicamentos”, afirma a geriatra Daniela Fonseca de Almeida Gomez. Já o tipo primário não tem causa evidente para a redução do material ósseo. 

A médica destaca algumas condições que podem causar osteoporose: doenças renais crônicas, distúrbios da tireoide, artrite reumatoide, doenças hepáticas, alguns cânceres, doenças inflamatórias intestinais crônicas, hipogonadismo, síndrome de Cushing e alcoolismo. “Já com relação às medicações, alguns anticonvulsivantes, anticoagulantes e corticoides são considerados de risco para o aparecimento da osteoporose”, cita a profissional.

Para evitar o desenvolvimento da osteoporose secundária, é preciso ter uma vida saudável, praticando exercícios físicos, evitando consumir bebidas alcoólicas e cigarros e mantendo uma alimentação rica em cálcio e vitamina D. Quando é uma medicação que está provocando a perda de massa óssea, o médico pode considerar trocá-la ou diminuir sua dose. É recomendado também monitorar o paciente por meio da densitometria óssea. 

Saiba como é feito o tratamento da osteoporose secundária


Já o tratamento da osteoporose secundária costuma ser mais complexo do que o combate ao tipo primário da doença, já que depende do problema de origem. Segundo Daniela, além do tratamento feito rotineiramente para a osteoporose
com medicações, melhorias na alimentação, suplementação e atividade física, também é necessário incluir o tratamento da doença que causou a osteoporose. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniela Fonseca de Almeida Gomez

Dra. Daniela Fonseca de Almeida Gomez

Geriatria

CRM: 104817 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é osteoporose secundária?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.