html O que é a artrite reumatoide?

O que é a artrite reumatoide?


  • +A
  • -A

A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e progressiva que afeta o tecido que reveste as articulações, conhecido como sinóvia. É uma doença que pode acometer qualquer articulação do organismo, mas costuma afetar especialmente as menores. O problema também é sistêmico, ou seja, pode extrapolar as articulações e afetar outras partes do corpo.

Os sintomas da artrite reumatoide prejudicam a movimentação do corpo e reduzem a qualidade de vida. “É uma doença que tem como principais sintomas a dor articular, o inchaço e, eventualmente, rigidez, que é uma dificuldade de mobilizar as articulações, sobretudo após um período de repouso prolongado, por exemplo, pela manhã”, explica a reumatologista Licia Mota.

 

Genética e fatores ambientais podem causar artrite reumatoide

 

Segundo a médica, existem vários fatores associados ao desenvolvimento da artrite reumatoide. “É uma doença em que há uma predisposição genética e uma agregação familiar, ou seja, um risco maior quando há outros indivíduos de uma mesma família com doenças autoimunes”. Há ainda fatores ambientais e os mais importantes são o cigarro e algumas infecções, como as infecções gengivais.

Os hormônios do corpo também estão envolvidos no surgimento da artrite reumatoide, o que faz com que a doença seja mais frequente entre as mulheres, que representam cerca de 80% dos diagnósticos. Além disso, estudos recentes indicam que fatores emocionais, como a depressão e o estresse, podem atuar no desencadeamento.

 

Começar o tratamento no início da doença facilita o controle dos sintomas

 

Como nem todas as causas da doença foram descobertas, é difícil se prevenir. Por isso, Licia afirma que o objetivo maior deverá ser o diagnóstico precoce e o tratamento correto: “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais precoce será o tratamento e maior será a chance de controle completo dos sintomas. É uma doença para a qual ainda não falamos em cura, mas nós falamos em remissão. Com o tratamento adequado, o indivíduo pode ter uma qualidade de vida excelente”, afirma a reumatologista.

O tratamento da artrite reumatoide envolve tanto medidas medicamentosas, como analgésicos, anti-inflamatórios e os chamados MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença), quanto não medicamentosas. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeuta, terapeuta educacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro, que será coordenada pelo reumatologista, o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento da doença.

A artrite reumatoide pode mudar bastante a rotina do paciente e de sua família que, muitas vezes, precisam de apoio psicológico. Este suporte pode ser encontrado no Grupo EncontrAR, parceiro do Cuidados Pela Vida. É um movimento que busca integrar portadores da doença e ajudá-los na busca pelo tratamento correto, pela reinserção no mercado de trabalho e por conhecimentos mais profundos sobre seus sintomas.

 

Dra. Licia Mota é reumatologista, graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (UnB), com residência médica em Clínica Médica e Reumatologia e doutorado em Ciências Médicas pela UnB. CRM-DF: 11149

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dor-nas-costas
dor-nos-joelhos
ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "O que é a artrite reumatoide?"

Maria aparecida Rodrigues

Tenho artrite reumatoide tomo todos medicamentos direito e continuo com dores nos pes e inchaço comecei tem 15 dias com o XELJANZ não estou vendo resultados

Cledineia Brilhante da costa

Tenho artrite reumatóide, comecei fazer o tratamento mas a reumatologista que me acompanhava no meu tratamento foi demitida pq acabou o contrato com SuS, por isso estou se. Remédio a mais de ano e sofrendo com mts dores e ou no posto de saúde só me receitam curticoide mas tenho retenção de líquidos e fico toda inchada não sei mais o que fazero já estou até com depressão por causa dessa outra doença.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Cledineia, a artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Temos mais uma matéria que poderá agregar no seu conhecimento sobre essa patologia. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/principais-sintomas-artrite-reumatoide

Tania santos

Tenho artrite. Atroze fibromialgia vivo com medicamentos a anos e fisoterapia mas nao melhora nada nao sei o que fazer tem hora que dar vontade se entregar fe vez

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Tania, segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Desejamos boa sorte no seu tratamento. Até breve.

Irene Souza do Nascimento

Tenho artrite reumatóide,já parei o tratamento várias vezes,por motivo de queda de cabelo.Os medicamentos são muito fortes,e não sei o que fazer.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Irene, alguns medicamentos podem ter efeitos adversos, como por exemplo a queda de cabelo. Contudo, é muito importante que o paciente siga a prescrição médica para que os efeitos positivos comecem a ser notados com o tempo. Caso necessário, converse com seu médico para que o mesmo possa prescrever algum tratamento alternativo para o seu problema. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços!

Geni

Tenho dor no corpo todo e principalmente nas articulações

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Geni, dores no corpo podem ser um problema e tanto a serem enfrentadas no dia-a-dia. Por isso ressaltamos sempre a importância de iniciar um tratamento o quanto antes, para que as dores possam ser amenizadas, melhorando por consequência a qualidade de vida do paciente. Consulte seu médico, o mesmo saberá prescrever o melhor tratamento para o seu caso. Desejamos sorte! Até a próxima.

Márcia Andrade Fernandes

Tenho Artrite, Fibromialgia e Artrose. Onde encontro essa equipe? Aceita planos?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Márcia, você pode optar pelo agendamento de consultas em uma rede privada, ou verificar se há disponibilidade através do SUS, visitando o Posto de Saúde mais próximo a sua casa. Até a próxima.

Normelia Dourado Batista

Tenho artrite reumatoide e o medicamento me deixa inchada e fico bastante constrangida, pois fiz uma cirurgia bariátrica . O pior é que sinto muitas dores. O medicamento na faz efeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Normelia, converse com seu médico sobre esses sintomas e o informe que o medicamento não está surtindo o efeito desejado para que ele possa, se necessário, readequar o tratamento indicado. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até a próxima.

Itanislava

Tenho artrite reumatoide, usei muitos remédios sem sucesso. Mudei de reumatologista e depois de muitos tentativas de remédios ele acertou com metrexato e adalimumabe , tomo desde 2011 e não sinto mais dores.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Itanislava, ficamos felizes pelo sucesso no seu tratamento. Continue por aqui para acompanhar mais matérias e informações sobre saúde e dicas de tratamentos. Até logo.

Adir Magalhães

Estou em tratamento de artrite e artrose! Graças a Deus estou sendo acompanhada por excelentes ortopedista, reumatologista, hematologia, fisioterapeuta e outros!A luta é constante, pois tenho limite físico devido a poliomielite e dificuldade visual, devido ao altíssimo grau de miopia!Tenho tido muitas quedas, e graças a Deus sem fraturas.Diversas cirurgias, entre pé, julho e ombros, dentre outras!O inchaço do corpo é um fator que realmente incomoda, como a queda dos cabelos. Mas ter uma Dermatologista na equipe é importante também! Com anemia preocupante, precisei buscar ajuda com uma Hematologista!A medicação da artrite precisa ser levada a sério bem como os exames e o retorno ao Reumatologista! O importante é amenizar as dores sentidas, que geram incapacidade e depressão!Tenho a esperança de que tratamentos menos agressivos aconteçam muito em breve, para melhorar a nossa vida!

Dulce Delina Oliveira silva

Sofro dores constantes, faço tratamento há muitos anos, porém não vejo melhora, passo por crise terrível muito sofrimento. Fórmula não adianta nada o que fazer?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.