O que é a artrite reumatoide?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Licia Mota
- +A
- -A
A artrite reumatoide é uma doença autoimune, crônica e progressiva que afeta o tecido que reveste as articulações, conhecido como sinóvia. É uma doença que pode acometer qualquer articulação do organismo, mas costuma afetar especialmente as menores. O problema também é sistêmico, ou seja, pode extrapolar as articulações e afetar outras partes do corpo.
Os sintomas da artrite reumatoide prejudicam a movimentação do corpo e reduzem a qualidade de vida. “É uma doença que tem como principais sintomas a dor articular, o inchaço e, eventualmente, rigidez, que é uma dificuldade de mobilizar as articulações, sobretudo após um período de repouso prolongado, por exemplo, pela manhã”, explica a reumatologista Licia Mota.
Genética e fatores ambientais podem causar artrite reumatoide
Segundo a médica, existem vários fatores associados ao desenvolvimento da artrite reumatoide. “É uma doença em que há uma predisposição genética e uma agregação familiar, ou seja, um risco maior quando há outros indivíduos de uma mesma família com doenças autoimunes”. Há ainda fatores ambientais e os mais importantes são o cigarro e algumas infecções, como as infecções gengivais.
Os hormônios do corpo também estão envolvidos no surgimento da artrite reumatoide, o que faz com que a doença seja mais frequente entre as mulheres, que representam cerca de 80% dos diagnósticos. Além disso, estudos recentes indicam que fatores emocionais, como a depressão e o estresse, podem atuar no desencadeamento.
Começar o tratamento no início da doença facilita o controle dos sintomas
Como nem todas as causas da doença foram descobertas, é difícil se prevenir. Por isso, Licia afirma que o objetivo maior deverá ser o diagnóstico precoce e o tratamento correto: “Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais precoce será o tratamento e maior será a chance de controle completo dos sintomas. É uma doença para a qual ainda não falamos em cura, mas nós falamos em remissão. Com o tratamento adequado, o indivíduo pode ter uma qualidade de vida excelente”, afirma a reumatologista.
O tratamento da artrite reumatoide envolve tanto medidas medicamentosas, como analgésicos, anti-inflamatórios e os chamados MMCD (medicamentos modificadores do curso da doença), quanto não medicamentosas. O paciente deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeuta, terapeuta educacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro, que será coordenada pelo reumatologista, o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento da doença.
A artrite reumatoide pode mudar bastante a rotina do paciente e de sua família que, muitas vezes, precisam de apoio psicológico. Este suporte pode ser encontrado no Grupo EncontrAR, parceiro do Cuidados Pela Vida. É um movimento que busca integrar portadores da doença e ajudá-los na busca pelo tratamento correto, pela reinserção no mercado de trabalho e por conhecimentos mais profundos sobre seus sintomas.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Licia Mota
Reumatologia
CRM: 11149 / DF
- 17 comentários para "O que é a artrite reumatoide?"
-
Cledineia Brilhante da costa
Tenho artrite reumatóide, comecei fazer o tratamento mas a reumatologista que me acompanhava no meu tratamento foi demitida pq acabou o contrato com SuS, por isso estou se. Remédio a mais de ano e sofrendo com mts dores e ou no posto de saúde só me receitam curticoide mas tenho retenção de líquidos e fico toda inchada não sei mais o que fazero já estou até com depressão por causa dessa outra doença.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Cledineia, a artrite reumatoide é uma doença crônica e sistêmica que afeta as articulações do corpo, causando rigidez, fortes dores, perda de peso e até febre, principalmente nas mulheres. O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Temos mais uma matéria que poderá agregar no seu conhecimento sobre essa patologia. Clique no link abaixo e confira. Abraços.
-
Tania santos
Tenho artrite. Atroze fibromialgia vivo com medicamentos a anos e fisoterapia mas nao melhora nada nao sei o que fazer tem hora que dar vontade se entregar fe vez
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Tania, segundo a reumatologista Licia Mota, o tratamento da artrite reumatoide é complexo e envolve o uso de remédios e medidas não medicamentosas. O tratamento envolve a participação de uma equipe multidisciplinar com fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo, nutricionista e enfermeiro. Os profissionais serão coordenados pelo reumatologista, que é o médico que tem maior conhecimento para o diagnóstico e o tratamento dessa doença. Desejamos boa sorte no seu tratamento. Até breve.
-
Irene Souza do Nascimento
Tenho artrite reumatóide,já parei o tratamento várias vezes,por motivo de queda de cabelo.Os medicamentos são muito fortes,e não sei o que fazer.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Irene, alguns medicamentos podem ter efeitos adversos, como por exemplo a queda de cabelo. Contudo, é muito importante que o paciente siga a prescrição médica para que os efeitos positivos comecem a ser notados com o tempo. Caso necessário, converse com seu médico para que o mesmo possa prescrever algum tratamento alternativo para o seu problema. Desejamos sucesso no tratamento. Abraços!
-
Geni
Tenho dor no corpo todo e principalmente nas articulações
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Geni, dores no corpo podem ser um problema e tanto a serem enfrentadas no dia-a-dia. Por isso ressaltamos sempre a importância de iniciar um tratamento o quanto antes, para que as dores possam ser amenizadas, melhorando por consequência a qualidade de vida do paciente. Consulte seu médico, o mesmo saberá prescrever o melhor tratamento para o seu caso. Desejamos sorte! Até a próxima.
-
Márcia Andrade Fernandes
Tenho Artrite, Fibromialgia e Artrose. Onde encontro essa equipe? Aceita planos?
-
Normelia Dourado Batista
Tenho artrite reumatoide e o medicamento me deixa inchada e fico bastante constrangida, pois fiz uma cirurgia bariátrica . O pior é que sinto muitas dores. O medicamento na faz efeito.
-
Itanislava
Tenho artrite reumatoide, usei muitos remédios sem sucesso. Mudei de reumatologista e depois de muitos tentativas de remédios ele acertou com metrexato e adalimumabe , tomo desde 2011 e não sinto mais dores.
-
Adir Magalhães
Estou em tratamento de artrite e artrose! Graças a Deus estou sendo acompanhada por excelentes ortopedista, reumatologista, hematologia, fisioterapeuta e outros!A luta é constante, pois tenho limite físico devido a poliomielite e dificuldade visual, devido ao altíssimo grau de miopia!Tenho tido muitas quedas, e graças a Deus sem fraturas.Diversas cirurgias, entre pé, julho e ombros, dentre outras!O inchaço do corpo é um fator que realmente incomoda, como a queda dos cabelos. Mas ter uma Dermatologista na equipe é importante também! Com anemia preocupante, precisei buscar ajuda com uma Hematologista!A medicação da artrite precisa ser levada a sério bem como os exames e o retorno ao Reumatologista! O importante é amenizar as dores sentidas, que geram incapacidade e depressão!Tenho a esperança de que tratamentos menos agressivos aconteçam muito em breve, para melhorar a nossa vida!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.