O que caracteriza a osteopenia?


  • +A
  • -A

O diagnóstico da osteopenia se assemelha ao da osteoporose por conta da principal característica do quadro, que é a perda de massa óssea. Contudo, existe uma significativa diferença no grau dessa perda que faz com que os dois problemas sejam colocados separadamente. A osteopenia, quando não tratada, pode evoluir para osteoporose.

 

Osteopenia e osteoporose: qual é a diferença?

 

“A osteoporose é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea corporal, gerando uma fraqueza nos ossos e risco de fraturas. A osteopenia é um enfraquecimento do osso em relação ao esperado para o indivíduo e um alerta que indica que existe uma perda dessa massa óssea corporal. A osteopenia não tratada pode levar à osteoporose”, afirma a ginecologista Fernanda Torras.

Como as duas doenças são parecidas, corre-se o risco de haver confusão no diagnóstico, fazendo com que seja indicado um tratamento inadequado. “Se confundidas as condições, podemos perder a janela de tratamento da osteoporose e agravar o prognóstico”, alerta a profissional.

 

Como é o tratamento para osteopenia e osteoporose?

 

Apesar das semelhanças entre osteopenia e osteoporose, o tratamento delas é diferente. Como a perda de massa óssea da osteopenia é menor, o foco principal do tratamento será o consumo de nutrientes (cálcio e vitamina D, especialmente) por meio da dieta. Medicamentos poderão ser receitados, mas não com a mesma frequência do que no caso da osteoporose, e será avaliado individualmente.

“A osteoporose, quando definida, deve ser tratada com medicações que visam rápida estabilização da condição óssea, enquanto a osteopenia deve ter tratamento orientado com medidas comportamentais e alimentares, em alguns casos com suplemento de cálcio e vitamina D, explica a médica.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Fernanda Torras

Dra. Fernanda Torras

Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 130332 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "O que caracteriza a osteopenia?"

NAĎIR DIVINA GOMES HELENO

Bom dia eu tenho os dois mais artrose sinto muitas dores tem dia q nem ando direito estou em uso de osteoban calde km 150 sanyD7000

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nadir, é muito de suma importância que você continue seguindo o tratamento indicado pelo seu médico para que se possa combater a doença e seus sintomas. Desejamos sucesso no seu tratamento. Até mais!

Maria Imaculada Moreira Cruz.

Sou portadora de osteogênesis imperfecta com 21 fraturas mais frequentes até 13 anos quando menstruei pela primeira vez, me “fortaleci” parei com as fraturas, espaço grande entre uma fatura e outra, tenho 62 anos, tomo cálcio e vitamina D, faço regularmente, uma vez por ano a densitometria óssea, exames de rotinas, sempre dá osteopenia, agora pela primeira vez estou tomando colágeno, artrogen duo, 4 cxs que o médico passou, pediu pra suspender a vitamina D e alendronato enquanto tiver tomando o colágeno, passou também osteopam por um ano. Sou mãe de dois rapazes, fortes e saudáveis, o primeiro tem o mesmo problema meu, graças a Deus bem mais leve o grau dele, leva a vida com muita naturalidade, como eu, ainda trabalho fora, faço hidroginástica, adoro uma piscina, uma praia “mar”, sempre que posso saimos para dançar.Meus calçados são confortáveis e mais fechados, sinto mais segurança para andar.As vezes fico preocupada, com muito medo, posso parar de andar um dia por ser portadora da osteogênesis?Agradecida pelas dicas e no aguardo de uma orientação.Imaculada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos por compartilhar seu relato conosco. Para informações mais precisas é necessário uma consulta presencial com o seu médico. Após analisar seu histórico clinico e avaliar seu quadro atual, será possível diagnosticar com precisão o tratamento mais adequado para você. Desejamos sucesso no seu tratamento. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.