A natação pode ser usada para auxiliar o tratamento de osteoartrite?

  • +A
  • -A

A osteoartrite está ligada ao desgaste das cartilagens, o que compromete as estruturas ósseas e articulares afetadas. Movimentos com impactos fortes podem ser ruins para quem tem essa condição, pois contribuem para o problema. No entanto, atividades de intensidade moderada, como a natação, podem ser aliados no tratamento da doença.  

Benefícios da natação no tratamento da osteoartrite


“Como a natação é um esporte que não apresenta carga dos membros inferiores e tem movimentos mais harmônicos, ela pode ajudar a prevenir e tratar a osteoartrite e até a lubrificar as articulações dos membros inferiores, melhorando dores e movimentos. Porém, a
prática em alta intensidade pode levar à sobrecarga dos membros superiores”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.

Além disso, as atividades realizadas na água apresentam o diferencial de diminuírem a sobrecarga articular causada pela gravidade e pelo choque no solo, comuns em exercícios como corrida e esportes como futebol e vôlei. “Esse benefício para as articulações contribui de maneira significativa para a melhora dos sintomas da osteoartrite”, acrescenta.

Perda de peso e fortalecimento muscular são essenciais no tratamento da osteoartrite


Tanto a natação quanto outras atividades físicas em grau moderado 
são essenciais porque também promovem a perda de peso. Vale ressaltar que o peso do próprio corpo contribui para a sobrecarga prejudicial à integridade das articulações.

Alguns exercícios são importantes ainda para promover o fortalecimento muscular que garante maior proteção às articulações, cartilagem e ossos. Nos casos em que há instabilidade articular, isso se torna ainda mais necessário. No entanto, o fortalecimento deve ser pontual e acompanhado por um especialista, ou seja, se a osteoartrite atinge mais o joelho, deve ser fortalecida a musculatura anterior da coxa, por exemplo.                                    

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mauricio Raffaelli

Dr. Mauricio Raffaelli

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 101523 / SP

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

13 comentários para "A natação pode ser usada para auxiliar o tratamento de osteoartrite?"

Lucia

Após um diagnóstico de desgaste no quadril, foi recomendado a natação para redução das dores localizadas.Hoje, pratico natação moderada e os sintomas (dores) diminuíram significativamente, além de maior disposição para atividades diárias.Excelente artigo.Obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucia, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

Neiva

Preciso urgente me cuidar. Natação é otimo

Cassia

Gostei. Já faço Hidroginástica. tenho joelho, ombro e coluna operada..Estava em dúvida: musculação ou natação. Já me respondeu.

Rosemarie

Muito legal. Vou verificar onde eu posso fazer hidroginástica.Tomo uma vez por mes o medicamento Osteoban.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosemarie, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Cristina

Muito bom, precisava somente desta explicação para fazer natação!! Então: partiu natação meu joelho vai agradecer😄

Clarice

Estou fazendo musculação clinica, está atividade é acompanhada do fisioterapeuta. Ele me explicou que todos os meus músculos estavam frouxos, devido eu ter travado a coluna duas vezes no mesmo ano, muito remédio e repouso. Usei um ano tornozeleiras, devido os tornozelos estarem fracos.Agora com cinco meses de musculação já Estou sentindo melhora e mais frimesa para caminhar e descer do ônibus. Enfim está valendo a pena. A hidroginástica, depois de um ano é que travei a lombar. Cuidado minha gente, hidroginástica, recomendada por médicos não é pra todos. Então é isso, artrose está melhorando.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Clarice, obrigada por compartilhar sua história conosco! Parabéns pelo empenho na busca de uma maior qualidade de vida. Abraços.

IRENE DAMASCENO BARBOSA DOS SANTOS

Faço hidroginástica a muitos anos. Tenho prótese de quadril direito e artrose no resto do meu corpo. Não fico sem a hidroginástica nem um mes.

Lucimar

Estou fazendo Pilates com aparelhos e tem sido muito bom para fortalecer a musculatura.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lucimar, desejamos sucesso em seu tratamento. Abraços.

Verena

Estou fazendo hidroterapia, que é espetacular, mas muito cara. Tentei hidroginástica há pouco tempo, mas as dores nos quadris pioraram. A professora insistia que eu podia fazer alguns movimentos, como dar chutes dentro da água, ou dar pulinhos. Concordo com uma pessoa acima, que disse que não é para todo mundo. Meu caso é de muita artrose, desidratação e sou hiper sensível a qualquer dor (fibromialgia).

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.