A natação pode ser usada para auxiliar o tratamento de osteoartrite?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Mauricio Raffaelli
- +A
- -A
A osteoartrite está ligada ao desgaste das cartilagens, o que compromete as estruturas ósseas e articulares afetadas. Movimentos com impactos fortes podem ser ruins para quem tem essa condição, pois contribuem para o problema. No entanto, atividades de intensidade moderada, como a natação, podem ser aliados no tratamento da doença.
Benefícios da natação no tratamento da osteoartrite
“Como a natação é um esporte que não apresenta carga dos membros inferiores e tem movimentos mais harmônicos, ela pode ajudar a prevenir e tratar a osteoartrite e até a lubrificar as articulações dos membros inferiores, melhorando dores e movimentos. Porém, a prática em alta intensidade pode levar à sobrecarga dos membros superiores”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.
Além disso, as atividades realizadas na água apresentam o diferencial de diminuírem a sobrecarga articular causada pela gravidade e pelo choque no solo, comuns em exercícios como corrida e esportes como futebol e vôlei. “Esse benefício para as articulações contribui de maneira significativa para a melhora dos sintomas da osteoartrite”, acrescenta.
Perda de peso e fortalecimento muscular são essenciais no tratamento da osteoartrite
Tanto a natação quanto outras atividades físicas em grau moderado são essenciais porque também promovem a perda de peso. Vale ressaltar que o peso do próprio corpo contribui para a sobrecarga prejudicial à integridade das articulações.
Alguns exercícios são importantes ainda para promover o fortalecimento muscular que garante maior proteção às articulações, cartilagem e ossos. Nos casos em que há instabilidade articular, isso se torna ainda mais necessário. No entanto, o fortalecimento deve ser pontual e acompanhado por um especialista, ou seja, se a osteoartrite atinge mais o joelho, deve ser fortalecida a musculatura anterior da coxa, por exemplo.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Mauricio Raffaelli
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 101523 / SP
- 13 comentários para "A natação pode ser usada para auxiliar o tratamento de osteoartrite?"
-
Lucia
Após um diagnóstico de desgaste no quadril, foi recomendado a natação para redução das dores localizadas.Hoje, pratico natação moderada e os sintomas (dores) diminuíram significativamente, além de maior disposição para atividades diárias.Excelente artigo.Obrigada
-
Clarice
Estou fazendo musculação clinica, está atividade é acompanhada do fisioterapeuta. Ele me explicou que todos os meus músculos estavam frouxos, devido eu ter travado a coluna duas vezes no mesmo ano, muito remédio e repouso. Usei um ano tornozeleiras, devido os tornozelos estarem fracos.Agora com cinco meses de musculação já Estou sentindo melhora e mais frimesa para caminhar e descer do ônibus. Enfim está valendo a pena. A hidroginástica, depois de um ano é que travei a lombar. Cuidado minha gente, hidroginástica, recomendada por médicos não é pra todos. Então é isso, artrose está melhorando.
-
Verena
Estou fazendo hidroterapia, que é espetacular, mas muito cara. Tentei hidroginástica há pouco tempo, mas as dores nos quadris pioraram. A professora insistia que eu podia fazer alguns movimentos, como dar chutes dentro da água, ou dar pulinhos. Concordo com uma pessoa acima, que disse que não é para todo mundo. Meu caso é de muita artrose, desidratação e sou hiper sensível a qualquer dor (fibromialgia).
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.