Musculação: quais as atividades mais indicadas para o fortalecimento dos ossos?


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Você sabia que a musculação é uma ótima atividade para quem quer e precisa fortalecer os ossos do corpo? Ossos e músculos trabalham em conjunto quando praticamos exercícios físicos, já que os dois estão ligados por tendões. Logo, se realizarmos uma musculação de forma correta, com assistência especializada, estaremos fazendo bem em dobro para o nosso corpo.

Entenda a “parceria” músculos x ossos e as vantagens

A prática de exercícios em uma determinada região do corpo faz com que os tendões exerçam uma pressão maior nos ossos para que eles continuem presos a um músculo maior. Isso gera uma adaptação e um fortalecimento natural, aumentando, assim, sua massa óssea com maior absorção de minerais, como fósforo e cálcio. “Os músculos tracionam continuamente os ossos, que ficam fortalecidos, diminuindo o risco de osteoporose. Isso faz com que ocorra o aumento da mineralização óssea”, explica o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

Outro fator positivo da musculação é a ajuda às mulheres que chegaram à menopausa e aos homens da terceira idade, que acabam sofrendo a sarcopenia, como é conhecida a rápida e natural perda de massa muscular. Os exercícios aumentam a densidade dos ossos e diminuem o risco de fraturas em possíveis quedas, tão comuns nesta fase da vida.

Musculação x pilates

Uma atividade que pode ser alternativa à musculação na tonificação dos ossos é o pilates. Enquanto na musculação é exigida mais força em poucas repetições de exercícios, o pilates aposta em mais repetições, no entanto, com cargas mais leves. Mas qual é o mais eficaz? “A musculação é o exercício mais indicado em relação ao pilates para a saúde óssea. A musculação provoca esse impacto necessário em todos os ossos, afinal, a osteoporose acomete todos os ossos do corpo. Tecnicamente, quanto mais impacto, melhor para os ossos”, conclui Nakada.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

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