Descubra por que a musculação é indicada para ajudar no tratamento de quem tem osteoporose
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dr. Adriano Marques de Almeida
- +A
- -A
A osteoporose é uma doença que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil. Ela é causada pela falta de minerais nos ossos e debilita principalmente idosos. Na busca por um tratamento, estudos recentes da Medicina indicaram que o melhor exercício para proteger o corpo do surgimento e dos efeitos da osteoporose é a musculação.
Aumentando a densidade óssea
A doença pode ser combatida com atividades de alto impacto e que fortaleçam a musculatura. “Está comprovado que exercícios de força aumentam a densidade óssea, ajudando a combater a osteoporose”, afirma o ortopedista Adriano Marques de Almeida.
A prevenção e o tratamento do problema passam pela necessidade de aumentar a densidade óssea. Durante a prática de exercícios físicos com cargas de peso, o osso é submetido a um estímulo e se fortalece. A musculação ainda contribui para melhorar tendões e articulações, dar vigor aos movimentos do corpo e fortalecer os músculos e a coluna vertebral.
Musculação x caminhada
A musculação tem vantagens em relação à caminhada, citada até poucos anos atrás, como a melhor forma de evitar a osteoporose. Além da poluição e da insegurança, uma caminhada ao ar livre pode representar riscos de queda, devido às péssimas condições de muitas calçadas e ruas pelo Brasil.
Entretanto, na hora de malhar, muitos fatores devem ser levados em conta, como o tipo de força e a intensidade da atividade física, como alerta Almeida: “A intensidade dos exercícios deve ser individualizada, pois exercícios muito intensos podem ser prejudiciais, levando até mesmo a lesões. Quanto menos condicionamento físico a pessoa possuir, mais indicado está o acompanhamento especializado nas atividades físicas.”
Para evitar o surgimento da osteoporose, o ortopedista recomenda cuidados com a alimentação. “A prevenção inclui a ingestão de alimentos ricos em cálcio, como leite e derivados, além de vitamina D, presente em grandes quantidades nos peixes e frutos do mar e também metabolizada pela exposição da pele ao sol”, conclui o médico.
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dr. Adriano Marques de Almeida
Ortopedia e Traumatologia
CRM: 100635 / SP
- 6 comentários para "Descubra por que a musculação é indicada para ajudar no tratamento de quem tem osteoporose"
-
João Batista F. Antunes
Doutor Adriano, minha esposa possui sequela de poliomielite adquirida na infância, que lhe compromete os membros inferiores. Já com 68 anos de idade, continua ativa em seu trabalho burocrático, porém não pratica qualquer atividade física, por sentir frequentes dores nos quadris e ombros, principalmente. A densitrometria óssea já mostrou algum grau de osteoporose, e ela tem feito uso dos medicamentos. Para ela, é recomendada a musculação para fortalecimento ósseo e supressão das dores? Grato, João Antunes.
-
Maria Cristina das Neves
Boa tarde !eu tenho osteoporose e tomo Osteotrat indicado pelo meu Ortopedista. Faço caminhada duas vezes por semana e em breve começarei a musculação. A minha cardiologista me disse que depois dos 40 anos, para mulheres, a meilhor coisa é a musculação.Excelente a dica sobre se fazer musculação.
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.