AchèAchè
    search
    Título

    Reeducação física: saiba como a mudança de postura pode ser uma arma na prevenção da artrose de coluna

    Doenças dos Ossos
    Sintomas

    Por Dr. Jonas​ Lenzi de Araújo

    19 de abril de 2016

    Engana-se quem pensa que artrose, atualmente mais conhecida como osteoartrite, é uma doença causada pela velhice. Movimentos repetitivos e má postura ao longo da vida também podem contribuir para o desenvolvimento da osteoartrite na coluna. “A doença é caracterizada pelo processo degenerativo da unidade vertebral (vértebra superior, disco e vértebra inferior)”, explica Dr. Jonas​ Lenzi de Araújo, especialista em Ortopedia e Traumatologia. A mudança de hábitos e de postura é essencial para evitar os danos e para uma melhor qualidade de vida.

    Entendendo mais sobre a osteoartrite de coluna

    É um processo crônico, evolutivo, com fases específicas de disfunção, instabilidade e posterior estabilização. Na fase de estabilização formam-se os osteófitos, popularmente conhecidos como “bico de papagaio”. Pode ocorrer em qualquer segmento da coluna, porém é mais frequente na coluna cervical média e coluna lombar baixa. “A artrose da coluna pode se manifestar com maior degeneração no espaço onde se localiza o disco intervertebral ou nas facetas articulares. Quando o predomínio é de degeneração discal, podem surgir sintomas de hérnia de disco, como a dor do nervo ciático”, alerta o médico. A dor também pode irradiar para outras áreas do corpo, atingindo a cabeça, nádegas, ombros e coxas.

    Como a mudança de postura e hábitos ajuda?

    Parte significativa dos casos de osteoartrite na coluna tem causa genética, mas bons hábitos, como controle postural, prática regular de atividades físicas e dieta rica em nutrientes, são fundamentais para mitigar ou retardar os efeitos da doença. “Na coluna, estudos mostram que a artrose tem influência genética de até 74%. Por essa influência genética, não há como impedir sua evolução”, explica Araújo. “A mudança postural equilibra a distribuição de cargas nos segmentos vertebrais. Hábitos alimentares saudáveis previnem o ganho de peso e fornecem ao organismo minerais importantes para a saúde da coluna”.

    Atividades físicas são importantes, mas exigem cuidados

    Atividades físicas são importantes para o reequilíbrio muscular. O objetivo é fortalecer e melhorar o alongamento da musculatura. “Além da força e elasticidade, a coordenação da contratilidade torna o movimento mais harmônico. Outro fator relacionado ao exercício físico é a produção do líquido responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem articular, o líquido sinovial”, explica o médico, que também recomenda que atividades de impacto, movimentos repetitivos de flexão e inclinação com carga devem ser evitadas.

    Newsletter
    Tags
    coluna
    osteoartrite
    postura
    reeducação física
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes