Há medicamentos que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose?


  • +A
  • -A

A principal razão para o desenvolvimento da osteoporose é o próprio envelhecimento do corpo. A partir dos 40 ou 50 anos, a quantidade de minerais que constituem os ossos começa a diminuir com maior velocidade. É um processo natural do organismo, que torna o esqueleto mais frágil e suscetível a fraturas.

Tratamento de algumas doenças podem piorar outras

No entanto, o uso contínuo de alguns remédios pode contribuir para o surgimento da doença. “Existem medicações que podem induzir à osteoporose. São os corticoides, alguns anticonvulsivantes e hormônios da tireoide em doses altas, por exemplo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

Essas substâncias aumentam a perda de minerais dos ossos, que não é recompensada em quantidades suficientes para garantir a manutenção do esqueleto. Quando o paciente utiliza um desses medicamentos e verifica-se o risco de osteoporose, o especialista recomendará a substituição por outro que atenda as necessidades do corpo de maneira eficaz.

Como driblar o problema

Mas nem sempre essa substituição é possível, como explica Nakada: “Caso não haja a possibilidade de suspender a medicação, o tratamento deverá visar a melhora da absorção de cálcio”. O objetivo não é curar a doença, o que é difícil, mas sim, retardar e minimizar a perda de massa óssea, evitar a ocorrência de fraturas e diminuir a dor.

A adoção de algumas medidas no dia a dia auxilia tanto na prevenção quanto no tratamento. “Deve-se ingerir cálcio e vitamina D, tomar sol, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e o fumo”, alerta o ortopedista. Além disso, o controle do peso também é um fator que protege contra as fraturas, porque evita sobrecarregar ossos, principalmente da coluna, do fêmur e do joelho, regiões bastante afetadas.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucio Nakada

Dr. Lucio Nakada

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 87965 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Há medicamentos que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose?"

Maria Fátima Pereira Maia

Gostei muito de saber que alguns medicamentos podem causar com o uso constante a osteoporose.Obrigada,

Denise

Obrigado pela informação, é muito bom saber como se cuidar!

Muito bom saber que tem alguém que se preocupa para nos construir.obrigada

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.