Trocar a medicação para osteoporose sem autorização médica pode prejudicar seu tratamento

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que prejudica a saúde dos ossos e que deve ser tratada o quanto antes. Caso seu médico tenha recomendado o uso de medicamentos como parte do tratamento, saiba que eles são fundamentais para impedir a progressão da doença e trocá-los sem autorização pode comprometer sua qualidade de vida.

 

Substituir a medicação pode piorar quadro de osteoporose

 

“Trocar remédios prescritos por um médico para o tratamento pode provocar graves consequências aos pacientes. A dose, os efeitos colaterais e as reações adversas que podem afetar o paciente são conhecidos do médico que prescreveu. Cada paciente pode ter algum tipo de contraindicação, que pode causar doenças graves”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

Manter o medicamento indicado por seu médico é importante para fortalecer seus ossos, reduzindo os riscos de fraturas, uma das principais complicações da doença. “A medicação para osteoporose ajuda a aumentar a massa óssea do doente, melhora a fixação do cálcio nos ossos e, consequentemente, melhora a osteoporose”, conta o profissional.

 

Suplementos de cálcio contribuem para o tratamento da osteoporose

 

Além do tratamento medicamentoso, você deve ainda seguir as medidas indicadas para o dia a dia por seu especialista de confiança. “Os medicamentos são a principal forma de tratamento, mas devem ser associados a exercícios físicos e exposição ao sol. O cálcio e a vitamina D são indicados para suplementação, diminuindo o risco de fraturas“, explica o ortopedista.

No caso das mulheres diagnosticadas com osteoporose, é importante destacar que a doença tem forte influência da queda na quantidade de estrogênio após a menopausa, um hormônio que ajuda o cálcio a penetrar nos ossos. Se for o seu caso e se não houver contraindicações, seu tratamento pode ser feito também com terapia hormonal, que também contribui para o aumento da massa óssea.

 

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Lucio Nakada

Dr. Lucio Nakada

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 87965 / SP

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Trocar a medicação para osteoporose sem autorização médica pode prejudicar seu tratamento"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.