search
    Título

    Má postura pode gerar osteoartrite na coluna?

    Uncategorized

    Por

    Osteoartrite de coluna é uma doença relativamente comum que pode estar relacionada a alguns fatores, o que inclui a má postura. Contudo, para que a má postura resulte na osteoartrite, ou seja, em um quadro degenerativo crônico da cartilagem, que põe em risco as articulações, é necessário que seja um hábito de repetição por um período de tempo considerável.  

    Relação entre má postura e osteoartrite


    “A
    osteoartrite de coluna pode estar ligada ao processo degenerativo (o próprio envelhecimento); a doenças inflamatórias; a atividades de repetição que levam a traumas; a traumas mais graves, como acidentes, e, eventualmente, às más posturas mantidas cronicamente”, informa a reumatologista Licia Mota.

    Segundo a especialista, manter uma postura inadequada, sentar de forma inadequada, por exemplo, pode levar, com o tempo, a várias causas de dor osteomuscular, por sobrecarga de tendão, de músculo, e também – no longo prazo – por desgaste da cartilagem (osteoartrite). “Isso se aplica também ao uso de celulares e tablets, já que normalmente mantemos o pescoço em posição inadequada por muito tempo durante o uso desses aparelhos”, acrescenta a médica. 

    Tratamento contra a osteoartrite de coluna


    Para controlar o problema são essenciais algumas medidas, como o controle do peso corporal (nas articulações de carga, como joelho, isso é muito importante) e fortalecimento da musculatura por meio de exercícios físicos, além de
    adotar posturas corretas, seja para sentar, trabalhar, usar computador e celular e também para dormir. Em paralelo, deve-se realizar o tratamento medicamentoso para frear o avanço da osteoartrite.  

    “É válido ainda recorrer, se necessário, ao fisioterapeuta e ao terapeuta ocupacional, os quais são capazes de fazer um trabalho de reeducação postural importante com o paciente – por mais que muitas vezes isso seja difícil. Estes profissionais também podem dar dicas para fazer os movimentos do dia a dia da forma mais adequada (abaixar, pegar peso, se curvar, sentar, etc.)”, conclui a reumatologista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes