Uma lesão no joelho pode favorecer um quadro de osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite, também chamada de artrose e osteoartrose, é uma doença marcada pelo deterioração da cartilagem que protege as articulações do corpo, provocando dor e inflamação. Entre as principais causas do problema está a ocorrência de lesões que, quando acometem o joelho, podem resultar em uma grave perda da qualidade de vida.

Lesão no joelho pode acelerar a piora da cartilagem das articulações


“Lesões prévias na articulação do joelho e até mesmo não reconhecidas são a principal causa da osteoartrite”, afirma a reumatologista Daniela Alvim Franco Vieira. Uma lesão pode tornar a articulação instável e acelerar o desgaste da cartilagem que já acontece naturalmente com o envelhecimento do corpo. Como consequência, pode surgir a osteoartrite.

Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer uma lesão, seja andando pela rua ou até mesmo dentro de casa. No entanto, atletas amadores e profissionais devem ficar ainda mais atentos porque o uso repetitivo de uma articulação somado ao risco de lesões pode facilitar ainda mais a osteoartrite. O mesmo vale para trabalhadores que fazem os mesmos movimentos durante o expediente.

Perder peso é uma das medidas indicadas para evitar osteoartrite


Quem já lesionou o joelho deve fazer a prevenção da osteoartrite com o
tratamento adequado da lesão articular. “O tratamento deve ser individualizado e requer uma combinação de medidas farmacológicas e não farmacológicas. A educação do paciente, o controle do peso e a realização de atividades físicas são essenciais para impedir a progressão da doença”, explica a profissional.

Se as medidas não forem suficientes, o paciente que desenvolver a osteoartrite poderá ter dificuldade para movimentar a articulação afetada e apresentar aumento do volume articular, ou seja, inchaço. Sem o tratamento adequado, há risco de uma piora progressiva, com destruição da cartilagem e impotência funcional da articulação.

Dra. Daniela Alvim Franco Vieira é reumatologista pelo Hospital de Base de Brasília e atua em Marabá (PA). CRM-PA: 13522

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Uma lesão no joelho pode favorecer um quadro de osteoartrite?"

MARIA FRANCISCA FREIRE MAIA

Fiz 3 aplicações no joelho direito há 3 meses atras, com espaço de 2 semanas cada. Estava ótima sem dores, mas precisei subir escadas por falta de elevador no prédio, a partir daí comecei a sentir dores insuportaveis..Minha pergunta, a escada tem algo a ver ?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Francisca, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-joelhos-escada
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/joelho-doendo-escada-osteoartrite
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Jorge Farias

Sou militar reformado da MB, trabalhava direto com educação física, minhas atividades ocasionaram muito impacto nos joelhos, hoje sofro muitas dores e caminho com muita dificuldade. Qual tratamento mais indicado para melhorar minha qualidade de vida?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Jorge, somente o médico é o profissional habilitado para avaliar sua queixa e prescrever o produto adequado. Orientamos a buscar uma unidade de saúde próximo de sua residência. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.