Uma lesão no joelho pode favorecer um quadro de osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Uma lesão no joelho pode favorecer um quadro de osteoartrite?

A osteoartrite, também chamada de artrose e osteoartrose, é uma doença marcada pelo deterioração da cartilagem que protege as articulações do corpo, provocando dor e inflamação. Entre as principais causas do problema está a ocorrência de lesões que, quando acometem o joelho, podem resultar em uma grave perda da qualidade de vida.

Lesão no joelho pode acelerar a piora da cartilagem das articulações


“Lesões prévias na articulação do joelho e até mesmo não reconhecidas são a principal causa da osteoartrite”, afirma a reumatologista Daniela Alvim Franco Vieira. Uma lesão pode tornar a articulação instável e acelerar o desgaste da cartilagem que já acontece naturalmente com o envelhecimento do corpo. Como consequência, pode surgir a osteoartrite.

Todas as pessoas estão sujeitas a sofrer uma lesão, seja andando pela rua ou até mesmo dentro de casa. No entanto, atletas amadores e profissionais devem ficar ainda mais atentos porque o uso repetitivo de uma articulação somado ao risco de lesões pode facilitar ainda mais a osteoartrite. O mesmo vale para trabalhadores que fazem os mesmos movimentos durante o expediente.

Perder peso é uma das medidas indicadas para evitar osteoartrite


Quem já lesionou o joelho deve fazer a prevenção da osteoartrite com o
tratamento adequado da lesão articular. “O tratamento deve ser individualizado e requer uma combinação de medidas farmacológicas e não farmacológicas. A educação do paciente, o controle do peso e a realização de atividades físicas são essenciais para impedir a progressão da doença”, explica a profissional.

Se as medidas não forem suficientes, o paciente que desenvolver a osteoartrite poderá ter dificuldade para movimentar a articulação afetada e apresentar aumento do volume articular, ou seja, inchaço. Sem o tratamento adequado, há risco de uma piora progressiva, com destruição da cartilagem e impotência funcional da articulação.

Dra. Daniela Alvim Franco Vieira é reumatologista pelo Hospital de Base de Brasília e atua em Marabá (PA). CRM-PA: 13522

Foto: Shutterstock

TAGS
dores-no-corpo
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Uma lesão no joelho pode favorecer um quadro de osteoartrite?"

MARIA FRANCISCA FREIRE MAIA

Fiz 3 aplicações no joelho direito há 3 meses atras, com espaço de 2 semanas cada. Estava ótima sem dores, mas precisei subir escadas por falta de elevador no prédio, a partir daí comecei a sentir dores insuportaveis..Minha pergunta, a escada tem algo a ver ?

Cuidados Pela Vida

Oi Maria Francisca, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-joelhos-escada
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/joelho-doendo-escada-osteoartrite
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.