Há diferença na quantidade de cálcio no leite integral, semidesnatado e desnatado?


  • +A
  • -A

Por ser rico em cálcio, nutriente responsável por compor e fortalecer os ossos, o leite é uma importante ferramenta no combate à osteoporose. No entanto, nas prateleiras do mercado, é possível encontrar algumas opções de leite, como o integral, o semidesnatado e o desnatado. Será que a quantidade de cálcio varia de um tipo para o outro?

Níveis de cálcio não mudam do leite integral para o desnatado


“Não existe nenhuma variação na quantidade de cálcio desses três
tipos de leite“, afirma a nutricionista Leticia Callado. Portanto, quem precisa ou deseja beber leite com o objetivo de aumentar a quantidade de cálcio no corpo pode optar tanto pelo integral quanto pelo desnatado ou semidesnatado. No entanto, existe uma diferença significativa entre esses tipos.

“A diferença é a quantidade de gordura contida neles. O leite integral tem maior quantidade de gordura quando comparado ao semidesnatado e ao desnatado, em torno de 3,5 gramas a 4,2 gramas por porção”, explica a profissional. O leite semidesnatado contém uma quantidade de gordura reduzida, de aproximadamente 1,2g. Já o desnatado é isento de gordura ou pode ser encontrado com valores próximos a 0,5g.

Leite desnatado é a melhor opção para adultos com colesterol alto


A variação na quantidade de gordura deve ser analisada com atenção, já que esses três tipos de leite podem ser aproveitados de uma maneira melhor dependendo da fase da vida. “As crianças são beneficiadas com o leite integral, pois devido ao seu desenvolvimento, necessitam de níveis adequados de gordura. Já para adultos com
colesterol total elevado, o semidesnatado ou desnatado seriam melhores”, aconselha Leticia.

Caso o objetivo seja reforçar a quantidade de cálcio no corpo, existem outras opções de alimentos. A sardinha, o tofu e o brócolis, por exemplo, são fontes importantes do nutriente. No entanto, é preciso destacar que o cálcio de origem animal é a melhor escolha para prevenir osteoporose por estar acompanhado de vitamina D, que ajuda na fixação do cálcio nos ossos.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Leticia Callado

Leticia Callado

Nutrição

CRM: CRN-3: 40990 / SP

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
suplementos
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

3 comentários para "Há diferença na quantidade de cálcio no leite integral, semidesnatado e desnatado?"

Iasmin

Muito esplicativo…

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iasmin, continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Luiz Rogério de Carvalho

Muito boa a orientação, pois eu ia consumir ricota pensando que ela tem mais cálcio que o leite desnatado, que consumo regularmente, por ter colesterol alto.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.