Por que o joelho inchado é um sintoma comum da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença crônica que atrapalha a saúde óssea e articular, causando a degradação da cartilagem que reveste as articulações do corpo. “Os pacientes portadores de osteoartrite podem apresentar episódios de inchaço nas articulações acometidas, principalmente nos joelhos. Isso pode prejudicar a mobilidade e atrapalhar suas atividades diárias“, afirma a reumatologista Fernanda Calil.

 

Inchaço e rigidez articular são sintomas da osteoartrite

 


O motivo para o sintoma ser tão comum é o grande esforço realizado para manter o corpo de pé e se movimentando, o que sobrecarrega o joelho e faz com que esta área seja uma das mais atingidas pela osteoartrite. Acompanhando o inchaço, o paciente também pode apresentar dor e rigidez e se queixar de sensação de calor no local.

No entanto, a doença também costuma se manifestar em outras partes do corpo, como cita a profissional: “As articulações mais afetadas pela osteoartrite, em geral, são os joelhos, mãos, coluna, quadris e pés”. Na coluna, por exemplo, o problema pode comprimir estruturas importantes e comprometer a capacidade de locomoção.

 

É possível reduzir o inchaço nos joelhos?

 


Para reduzir o inchaço, é necessário procurar um reumatologista para diagnosticar a doença e
iniciar o tratamento mais adequado para o caso. Medicações anti-inflamatórias podem ser utilizadas neste sentido. “Outra medida eficaz é a perda e o controle do peso corporal, que está relacionado a uma maior sobrecarga sobre a articulação afetada”, recomenda a especialista.

Outro tipo de medicamento bastante utilizado são os condroprotetores. Estas medicações têm como objetivo diminuir a degradação da cartilagem que protege as articulações. Assim, torna-se possível frear o avanço da osteoartrite e prevenir o surgimento de deformações articulares, mais frequentes em casos graves. Muitos pacientes também são aconselhados a iniciar a prática de atividades físicas para fortalecer a musculatura, aumentando o suporte nas articulações.

 

Dra. Fernanda Calil é reumatologista, graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e atende em Belo Horizonte e Betim. CRM-MG: 47505

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
dor-no-joelho
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

5 comentários para "Por que o joelho inchado é um sintoma comum da osteoartrite?"

Wagner ventura

Tenho dores nas juntas e joelhos inchado s área afetada fica quente além disto estou com psiorise que apareceu nas costas e cotovelo gostaria de saber se isto tem alguma relação pois marquei para fazer dople venal para ver se é ma circulação estou com 56 anos e trabalho muito em pé.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wagne, temos em nosso site uma matéria que pode te auxiliar com esta dúvida, segue o link: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/idade-comum-psoriase
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Elza Fonseca do Nascimemto

Eu tenho 46 anos e possuo osteoartrite ,com recomendação médica faço uso do medicamemto Artrogen duo ,que e um colageno.Com recomendação de uma atividade física leve e alimentação balanceada o que está me ajudando bastante.Este programa tem muitas dicas maravilhosas que nos ajuda bastante.OBRIGADA.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elza, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Nossa intenção é que todos tenham acesso a informação e possam assim cuidar da saúde. Abraços.

jussara martins

Estou consciente que tenho peso corporal acima.Acabei de me aposentar e meus joelhos com artrose passaram a doer a queimar a estalar muito mais!!!! A última vez que fui ao reumatologista/ortopedista me receitou ARTROLIVE para que eu tomasse 3 comprimidos ao dia A de ETERNO>>>>>>>Para economizar(BURRICE) tomo apenas dois. Faço parte do programa CUIDADOS PELA VIDA e compro com desconto o ARTROLIVE mas mesmo assim com o salário de aposentadoria que ganho fica muito puxado.Teria como conseguirem amostras para mim? Iria facilitar meu orçamento.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.