Sentir o joelho doendo ao subir e descer escadas é um sintoma da osteoartrite?


  • +A
  • -A

Dores, inchaço, ruídos nas articulações e sensação de aumento da temperatura local são sintomas da osteoartritedoença caracterizada pelo desgaste da cartilagem que protege as articulações do corpo. Estes sintomas podem aparecer ou até piorar ao subir e descer escadas e, em casos mais avançados, pode haver até limitação do movimento e algumas deformidades.

Subir escada pode piorar dor causada pela osteoartrite


“A osteoartrite pode ser a causa de
dor no joelho em pequenas situações do dia a dia, como subir e descer escadas. Porém devemos investigar outras causas de dor, como tendinites e outras doenças do joelho, como problemas do menisco”, afirma o ortopedista e traumatologista Mauricio Raffaelli.

Existem ainda outras situações em que o paciente pode sentir dor por causa da osteoartrite. Algumas são bastante corriqueiras, o que indica o grau de perda da qualidade de vida dos pacientes, especialmente entre os idosos e os obesos. Levantar da cama, da cadeira ou do vaso sanitário, carregar sacolas de compra e se curvar para pegar um objeto no chão são alguns exemplos.

Tratamento é necessário para evitar piora da osteoartrite


Para descobrir se as dores são provocadas pela osteoartrite, é importante procurar um médico para uma avaliação completa. “Caso a osteoartrite seja diagnosticada, deve-se diminuir o esforço da articulação,
evitando, assim, o avanço da doença“, recomenda o profissional. Isso deve incluir evitar subir e descer escadas.

Além disso, serão necessárias outras medidas que estão frequentemente inseridas no tratamento da osteoartrite. Os médicos costumam indicar o uso de medicações condroprotetoras e anti-inflamatórias, a manutenção de um peso adequado e a prática de atividades físicas com supervisão, como a musculação, que ajuda a fortalecer os músculos próximos ao joelho e, consequentemente, proteger as articulações.

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Sentir o joelho doendo ao subir e descer escadas é um sintoma da osteoartrite?"

Heidi

Eu subo e desço escadas uns dois dias na semana. As vezes , mais um pouco. e sinto dor. Faço Pilates duas vezes por semana (é suficiente?) E, normalmente quado uso o vaso sanitário o joelho direito dói muito.Quase me derruba. A minha médica é reumatologista. está correto? Ou devo procurar outro profissional?Tenho tendenite no ombro direito e uma fissura no esquerdo. Ambos doem demais. mas mesmo assim faço todos os exercícios do pilates. Tenho muitas CAIMBRAS à noite, de madrugada. É muita dor. Choro demais. Ninguém dá jeito.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Heidi, converse com o médico que está te acompanhando e, relate para ele sobre essas dores e desconforto, assim ele poderá te orientar. Melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.