Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?


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Toda a distribuição do peso do corpo nas articulações é feita com o auxílio da musculatura. Músculos flexíveis e fortalecidos pela prática de atividades físicas realizam essa distribuição de forma eficiente e equilibrada, permitindo que as articulações não sofram pressões excessivas e, consequentemente, sejam preservadas, prevenindo o desenvolvimento da osteoartrite, especialmente no joelho.

Musculação e pilates ajudam a evitar a osteoartrite


“A prática de atividades físicas que promovem a força e o alongamento muscular são as mais indicadas. A musculação é uma das mais recomendadas e serve como base para atividades esportivas de um modo geral”, afirma o ortopedista Marco Tulio Caldas. O
pilates, uma técnica fisioterápica tradicional, também costuma ser muito eficaz na prevenção da osteoartrite no joelho, segundo o profissional.

No entanto, a musculação, assim como qualquer outro exercício escolhido, deve ser realizada com a orientação de profissionais qualificados e o limite físico de cada praticante e de cada articulação devem ser respeitados para atingir o objetivo da prevenção. “Pessoas sedentárias há muito tempo devem iniciar exercícios com cargas leves e progredir de modo mais lento. Exercícios de baixo impacto, como a natação, caminhadas e bicicleta, são bem-vindos”, aconselha.

Lesões causadas por atividades intensas favorecem a osteoartrite


Os
cuidados com a intensidade da atividade praticada são muito importantes, já que os músculos, tendões, ligamentos e a cartilagem que protege a articulação têm um limite de resistência. Quanto mais bem condicionada estiver a musculatura, associada à manutenção do peso ideal e ao planejamento dos exercícios, menor será o risco do limite ser superado e de ocorrer uma lesão que possa facilitar o surgimento da osteoartrite.

Mesmo com a musculatura muito bem preparada, como acontece, por exemplo, com os atletas profissionais, quando o esforço físico é realizado acima dos limites toleráveis, o sistema musculoesquelético pode sofrer lesões agudas, nos casos em que o esforço é bruscamente superado, ou lesões crônicas, quando o limite é superado em esforços repetitivos e constantes.

Dr. Marco Tulio Caldas é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva. CRM-MG: 23655 – Contato via Facebook

Foto: Shutterstock

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13 comentários para "Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?"

Eliir Cristina

Gostaria de saber realmente qual o exercício para o joelho tenho artrite e visite no quadril e já estou perdendo massa

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Elir, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Roque Molica

Minha esposa tem 86 anos está se recuperando de fêmur fraturado tem artrose no jo

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Roque, desejamos sucesso no tratamento e recuperação de sua esposa. Abraços.

Maria Lucineide de Morais Dias

Boa noite, eu gostaria de saber se quem tem artrose e tem também no joelho e quem tem osteoporose principalmente na coluna e tenho também hérnia de disco na coluna. Se posso fazer esse tipo de exercício. Obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria, segue os links de algumas de nossas matérias com informações para você:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/complementar-tratamento-remedios-osteoporose
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/osteoartrite-exercicios-casa
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

AIDIL NETO AMORIM

São muitas dores que sinto na juntas. N frieza então. São dores insuportaveis..

Plácido Luis de Carvalho

Apreciei muito, o exercicio.Excelente.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Plácido, ficamos felizes que você tenha apreciado a matéria. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

maria aparecida

gosto muito das dicas que vcs dão mas gostaria de saber se hidroginástica é recomendado para quem tem osteoartrite no joelho?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Maria Aparecida, dentre as modalidades esportivas e exercícios físicos em geral mais recomendados para quem tem osteoartrite, estão as atividades na água, como hidroginástica e natação, além de alongamentos, pilates e musculação. O ortopedista, o Dr. Gualter Azevedo ressalta que a escolha das modalidades vai depender do tipo e do grau da osteoartrite. Segue o link de uma de nossas matérias com mais informações para você: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/joelho-atividades-fisicas-osteoartrite
Abraços.

Anna cristina sobral p de arujo

Quem yem artrose na coluna ernia de disco pode fazer pilates e musculacao

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Anna Cristina, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

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