Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?


  • +A
  • -A
Imagem do post Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?

Toda a distribuição do peso do corpo nas articulações é feita com o auxílio da musculatura. Músculos flexíveis e fortalecidos pela prática de atividades físicas realizam essa distribuição de forma eficiente e equilibrada, permitindo que as articulações não sofram pressões excessivas e, consequentemente, sejam preservadas, prevenindo o desenvolvimento da osteoartrite, especialmente no joelho.

Musculação e pilates ajudam a evitar a osteoartrite


“A prática de atividades físicas que promovem a força e o alongamento muscular são as mais indicadas. A musculação é uma das mais recomendadas e serve como base para atividades esportivas de um modo geral”, afirma o ortopedista Marco Tulio Caldas. O
pilates, uma técnica fisioterápica tradicional, também costuma ser muito eficaz na prevenção da osteoartrite no joelho, segundo o profissional.

No entanto, a musculação, assim como qualquer outro exercício escolhido, deve ser realizada com a orientação de profissionais qualificados e o limite físico de cada praticante e de cada articulação devem ser respeitados para atingir o objetivo da prevenção. “Pessoas sedentárias há muito tempo devem iniciar exercícios com cargas leves e progredir de modo mais lento. Exercícios de baixo impacto, como a natação, caminhadas e bicicleta, são bem-vindos”, aconselha.

Lesões causadas por atividades intensas favorecem a osteoartrite


Os
cuidados com a intensidade da atividade praticada são muito importantes, já que os músculos, tendões, ligamentos e a cartilagem que protege a articulação têm um limite de resistência. Quanto mais bem condicionada estiver a musculatura, associada à manutenção do peso ideal e ao planejamento dos exercícios, menor será o risco do limite ser superado e de ocorrer uma lesão que possa facilitar o surgimento da osteoartrite.

Mesmo com a musculatura muito bem preparada, como acontece, por exemplo, com os atletas profissionais, quando o esforço físico é realizado acima dos limites toleráveis, o sistema musculoesquelético pode sofrer lesões agudas, nos casos em que o esforço é bruscamente superado, ou lesões crônicas, quando o limite é superado em esforços repetitivos e constantes.

Dr. Marco Tulio Caldas é ortopedista, traumatologista, especialista em cirurgia do joelho e membro da Sociedade Internacional de Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Medicina Esportiva. CRM-MG: 23655 – Contato via Facebook

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Joelho com saúde: quais são as atividades físicas que previnem a osteoartrite?"

Eliir Cristina

Gostaria de saber realmente qual o exercício para o joelho tenho artrite e visite no quadril e já estou perdendo massa

Cuidados Pela Vida

Oi Elir, faça um acompanhamento com um profissional educador físico, ele poderá avaliar suas limitações e indicar os exercícios adequados para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.