Por que a ingestão de colágeno na alimentação pode não ser suficiente para reforçar as articulações?

  • +A
  • -A

O colágeno é uma das principais substâncias presentes na composição da cartilagem, estrutura que fica na extremidade dos ossos e que funciona como “amortecedor”, impedindo que o atrito entre os ossos com o impacto dos movimentos. Portanto, o consumo de colágeno é fundamental, podendo ser obtido por meio da alimentação e de suplementos.  

Papel do colágeno nas articulações


Nem sempre a ingestão de alimentos ricos em colágeno é suficiente para que se obtenha a quantidade necessária indicada pelo médico. Nesses casos, o profissional pode indicar
suplementos como forma complementar. “O uso das suplementações deve ser sempre visto com o médico e de uma maneira restrita”, afirma a reumatologista Licia Mota. 


Segundo a especialista, tanto o colágeno alimentar quanto o que vem pela suplementação na forma de medicação, pode ser, muitas vezes, digerido antes de ser absorvido de forma completa. Ou seja, nem sempre esse consumo será realmente efetivo. O mais importante no sentido de reforço das articulações é o fortalecimento da musculatura que as suporta. 

Fortalecimento muscular é essencial para reforçar as articulações


“Deve-se ter em mente que a musculatura que envolve as articulações é responsável pela função adequada das mesmas. Sendo assim, é fundamental investir no fortalecimento da musculatura, para que ela esteja apta a proteger as articulações dos impactos, e também na
redução do peso corporal, para evitar sobrecarga nas articulações”, explica a reumatologista.

Tratamento contra osteoartrite


Em um caso de osteoartrite, doença que consiste na degeneração da cartilagem e consequente comprometimento dos ossos e articulações, todas as medidas antes citadas são importantes e soma-se a elas o
tratamento medicamentoso. O remédio em questão será capaz de frear esse processo degenerativo da cartilagem, controlando a doença.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a ingestão de colágeno na alimentação pode não ser suficiente para reforçar as articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.