Qual é a importância da adesão ao tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite consiste no desgaste gradativo da cartilagem que fica nas extremidades dos ossos, sendo que não há cura para o problema. Porém, o tratamento adequado ameniza as dores características do quadro, retarda o processo degenerativo e permite que o paciente leve uma vida com mais qualidade e menos riscos à saúde osteoarticular.

Alimentação e exercícios físicos são essenciais para o tratamento da osteoartrite


“A adesão ao tratamento é de suma importância, não apenas no caso da osteoartrite, mas de todas as doenças. Nesse sentido, destaco as medidas não farmacológicas, como perda de peso, atividade física regular, reabilitação da articulação acometida com
alongamento e fortalecimento muscular”, indica a reumatologista Regina Von Kirchenheim.

Os exercícios, ao fortalecerem a musculatura, ajudam a garantir mais proteção aos ossos, enquanto a alimentação balanceada promove o consumo de nutrientes essenciais para a saúde dos ossos (cálcio e vitamina D, principalmente) e favorece a perda de peso, o que também é fundamental para não sobrecarregar as articulações já prejudicadas pela doença em curso.

Riscos de não aderir ao tratamento da osteoartrite


Naturalmente, quando o paciente não inicia o tratamento ou começa, mas não o segue devidamente,
o desgaste da cartilagem avança e os ossos ficam desprotegidos. Com o movimento do corpo, eles acabam se chocando, se fragilizando, ocorrendo a piora dos sintomas.

Segundo Dra. Renata, a melhor abordagem a ser utilizada para que o paciente se engaje plenamente ao tratamento, é fazê-lo entender todos os mecanismos da doença bem como suas consequências clínicas e possíveis complicações, além da importância das medidas não farmacológicas para o controle da doença.

Dra. Regina Von Kirchenheim é reumatologista, formada pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e atua em Brasília. CRM-DF: 15137

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Qual é a importância da adesão ao tratamento da osteoartrite?"

Maria de Fatima Vieira

Tenho um problema serio no joelho, menisco, artrose e derrame no joelho esquerdo, tomo o medicamento condorflex, e faço hidroginástica 3 vezes na semana e 02 vezes a musculação, só com o peso das maquinas, gostaria de saber se estou fazendo o tratamento certo e se preciso continuar tomando esse medicamento que esta muito caro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, sabemos que os exercícios físicos de leve à moderados são essenciais no tratamento da osteoartrite, uma vez que o mesmo pode estimular a movimentação e o fortalecimento das articulações. Já exercícios de intensidade alta devem ser evitados, para que não ocorra uma sobrecarga excessiva nos locais já comprometidos.
Quanto a questão do medicamento, você deve sempre consultar um médico antes de começar ou interromper um tratamento. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.