Como impedir que uma lesão no joelho evolua para um quadro de osteoartrite?

  • +A
  • -A

O joelho é uma das articulações mais importantes para o corpo humano. No entanto, esta área está sujeita a um grande número de lesões, que podem acontecer durante um jogo de futebol ou em um tombo, por exemplo, que podem traumatizar o joelho e, inclusive, facilitar o desenvolvimento de um quadro de osteoartrite, que é a deterioração da cartilagem das articulações. Descubra como impedir a progressão de uma lesão no joelho. 

Sobrepeso e exercícios repetitivos podem agravar a lesão no joelho


Algumas condições podem favorecer a evolução de um joelho lesionado para a osteoartrite.
Exercícios físicos que exigem muito esforço da área e constante repetição e o sobrepeso, por exemplo, podem tornar a lesão mais propensa a desencadear uma osteoartrite. Isso acontece porque esses fatores aumentam ainda mais o desgaste da cartilagem óssea, favorecendo sua deterioração e assim, o surgimento da doença. 

Quanto maior a gravidade da lesão no joelho, maiores são as chances do quadro evoluir para a osteoartrite. Os sintomas da doença nessa região são, geralmente, dor intensa, inchaço e sensação de que o joelho está estalando (crepitação). Apesar de a osteoartrite não ter cura, o tratamento ajuda a aliviar os sintomas e a proporcionar maior qualidade de vida para o paciente. 

Para impedir a evolução do quadro, fortalecer a musculatura é essencial


Segundo o reumatologista Osmar Sigueoka, existem formas de impedir a evolução para osteoartrite. “Emagrecimento, fortalecimento e uso de medicações condroprotetoras” são algumas delas, diz o médico.
Exercícios de agachamento são excelentes para fortalecer a musculatura da área e evitar o desgaste, desde que sejam feitos com cuidado e orientados por um profissional. 

Outra atitude que pode ser tomada por quem lesionou o joelho é usar um suporte específico, que ampara a articulação e previne o desgaste excessivo da cartilagem, ajudando a evitar, por consequência, a osteoartrite. Além disso, o suporte também é importante para reverter processos inflamatórios na área lesionada que podem gerar muita dor e desconforto.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Osmar Yoshiyuki Sigueoka

Dr. Osmar Yoshiyuki Sigueoka

Reumatologia

CRM: 16745 / PR

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Como impedir que uma lesão no joelho evolua para um quadro de osteoartrite?"

Oi Boa noite doutor Osmar yoshiyuki .eu já fiz cinco cirurgias nos dois joelhos caros eu gosto muito de jogar bola tenho 60 anos vc acha que eu devo parar todos os dias eu faço bicicleta ando e faço trote depois vem as dores é melhor parar com o trote e jogar bola nem pensar né. A eu tomo muitos torsilak eu sinto muito queimação ja tomei muito glocosomina mais parei só tô no torsilak. Pesso au senhor uma opinião o quê devo fazer me tirar o sono de tanta queimação incomoda demais desde obrigado. Meu nome é Nilton de Oliveira. Rio de Janeiro RJ

undefined

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.