Entenda por que o ginecologista é fundamental para detectar a osteoporose


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que atinge o esqueleto humano e é caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que enfraquece os ossos e os torna mais vulneráveis a fraturas. O problema é uma preocupação em pessoas acima dos 50 anos, mas atinge principalmente as mulheres com o fim da menopausa.

A doença nas mulheres

“A osteoporose é mais frequente em mulheres por causa do efeito protetor que os estrógenos têm na massa óssea, que é perdido depois da menopausa”, afirma a ginecologista Ana Marta Monteiro de Souza. A produção desse hormônio feminino diminui e a queda afeta os ossos, desequilibrando sua manutenção.

O ginecologista pode ajudar na detecção precoce da osteoporose. É uma especialidade médica que possui maior contato com as mulheres e acompanhamento ao longo da vida. Analisando cada caso e baseando-se no nível de estrógenos e históricos familiares, o profissional pode pedir a realização da densitometria óssea.

Diagnosticar e impedir o avanço da doença

“A densitometria óssea é um exame radiológico que detecta a densidade mineral dos ossos. Na osteoporose, essa densidade está bastante reduzida”, explica a ginecologista. Mas, antes, Marta afirma que o exame pode mostrar a osteopenia, um processo inicial antes da osteoporose e cujo tratamento pode retardar ou impedir o desenvolvimento da doença.

Entre as opções de tratamento para deter o avanço da osteoporose, Ana Marta cita a prática de exercícios físicos regulares, a alimentação adequada para evitar sobrepeso e obesidade e não fumar. “Bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação e a reposição hormonal pode ser feita em pacientes sem contraindicações”, completa a médica.

Dra. Ana Marta Monteiro de Souza é ginecologista e obstetra, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua em São Paulo. CRM-SP: 69273

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda por que o ginecologista é fundamental para detectar a osteoporose"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.