Quais são as funções do colágeno no organismo?


  • +A
  • -A

O corpo humano é formado por uma grande diversidade de substâncias, mas são poucas as que têm a relevância e a presença ostensiva do colágeno, que responde por 25% da quantidade de proteínas do organismo. O colágeno atua em áreas variadas, exercendo funções importantes na pele, nos tendões, no sangue, nos pulmões e nos músculos, e sua falta está muito ligada ao envelhecimento do corpo.

 

Colágeno ajuda a reforçar tendões, ossos e músculos

 

“O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo e responsável pela estrutura, firmeza e elasticidade da pele, sendo fundamental para manter as células firmes e unidas”, afirma a nutricionista Daniella Chein. Além disso, a substância ajuda a manter a pele hidratada e auxilia no processo de cicatrização.

A proteína também é encontrada nos tendões e músculos, fornecendo a elasticidade e a sustentação que essas estruturas precisam. Com boas quantidades de colágeno, o corpo consegue proteger a cartilagem das articulações e os ossos de impactos e seus possíveis danos, mantendo capacidade de movimentação do corpo.

 

Baixa produção de colágeno favorece osteoartrite

 

Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção da proteína, situação que pode ser agravada nos casos de baixo consumo de vitamina C, essencial para a formação da proteína. “Quando há deficiência de vitamina C no organismo, a síntese de colágeno fica prejudicada, afetando, então, uma série de tecidos, músculos, articulações e estruturas do corpo”, diz a profissional.

A falta de colágeno facilita o desenvolvimento de doenças que afetam o sistema musculoesquelético, como osteoartrite e osteoporose. A baixa quantidade da proteína prejudica ainda a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele, tornando-a mais suscetível a rugas, à flacidez e a outros sinais do envelhecimento.

Como forma de combater esses problemas causados por essa falta, os médicos e nutricionistas podem recomendar a suplementação da proteína associada ao reforço de alimentos ricos em vitaminas A e C, lisina e outras proteínas que ajudarão a produzir as fibras de colágeno. A reposição, portanto, ajuda a prevenir ou atenuar os sinais da idade e a melhorar os sintomas da osteoartrite e da osteoporose.

 

Daniella Chein é nutricionista, formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett. CRN-RJ: 2003100646

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são as funções do colágeno no organismo?"

Miriam

Boa tarde, como uma pessoa, aos 55 anos de idade, consegue fazer reposição de de colágeno? Da forma mais segura.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Miriam, conforme informado na matéria os médicos e nutricionistas podem recomendar a suplementação de proteínas associadas ao reforço de alimentos ricos em vitaminas A e C, lisina e outras proteínas que ajudarão a produzir as fibras de colágeno. De qualquer forma é indispensável que você procure um dermatologista para que ele possa te indicar o tratamento mais adequado. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.