Qual é a função da cartilagem presente nas articulações?

  • +A
  • -A

A cartilagem é um tipo de tecido conjuntivo, de coloração branca ou cinza, que não apresenta vasos sanguíneos e que pode ser encontrado na orelha e no nariz, por exemplo. Esse tecido também está presente junto aos ossos e exerce uma função essencial para a realização dos mais diversos movimentos corporais e para a locomoção do corpo

Sua função é oferecer proteção às articulações e aos ossos


De acordo com a reumatologista Licia Mota, a cartilagem funciona como uma espécie de
proteção às articulações ósseas. “Podemos imaginá-la, de uma forma bem simplificada, como uma camada de silicone ou de borracha que protege o contato de um osso com o outro”, afirma a especialista.

A cartilagem reveste exteriormente as articulações, que são o ponto de contato entre os ossos. Essa proteção permite que os ossos se movimentem, durante um agachamento ou ao levantar as pernas e os braços, por exemplo, sem impacto. Sem a cartilagem, essa movimentação, que parece tão simples, poderia se tornar bastante dolorosa. 

Perda da cartilagem leva ao desenvolvimento de doenças


É o que acontece nos casos de osteoartrite, problema que causa dor, rigidez e
inchaço articular. “A passagem do tempo, atividades físicas de impacto, trabalho manual e algumas doenças específicas, como doenças inflamatórias, podem desgastar essa cartilagem, levando a um processo degenerativo, que é o que caracteriza a osteoartrite”, explica a médica. 

Segundo Dra. Licia, a melhor forma de proteger a cartilagem, a articulação e toda a estrutura óssea, é combater a causa dessa inflamação, ou seja, fazer o tratamento da osteoartrite, da gota, da artrite reumatoide ou de qualquer outra doença que está provocando a destruição da cartilagem, com o objetivo de frear o processo. Isso é feito com medicações, controle do peso corporal e atividades físicas sem impacto e que fortalecem os músculos. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Qual é a função da cartilagem presente nas articulações?"

Edson José Aureliano de matos

Colagem e um Lubrificante dos ossos

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Edson. Segundo a nutricionista Dra. Daniella Chein: “O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, é encontrada nos tendões e músculos, fornecendo a elasticidade e a sustentação que essas estruturas precisam. Com boas quantidades de colágeno, o corpo consegue proteger a cartilagem das articulações e os ossos de impactos e seus possíveis danos, mantendo capacidade de movimentação do corpo.”. Recomendamos a leitura desta matéria para mais informações. https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/funcoes-colageno-organismo. Abraços.

Celina Apa G S Nascimento

Gostei dos esclarecimentos, pergunto se há um horário que seja melhor para tomar o medicamento para melhorar a cartilagem? O artrogenduo, por exemplo ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Celina. O nutracêutico deve ser tomado conforme a orientação do especialista que acompanha seu tratamento, em caso de dúvidas o ideal é que você retorne ao médico. Abraços.

Sirlene

Pra mim está sendo muito bomEstou sentindo os meus ossos bem mais firme,e diminuiu a dor, estou tomando guase 2 meses, achei ótimo o artrogenduo

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Sirlene. Ficamos contentes em saber que está apresentando bons resultados. Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.