Fraturas na costela são comuns em casos de osteoporose?

  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que provoca a perda da massa que compõe os ossos. Os idosos correspondem à maior parte dos pacientes que desenvolvem o problema e, neles, o esqueleto fica fragilizado, o que favorece a ocorrência de fraturas na costela e nos punhos, por exemplo. Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), 60% das mulheres e 30% dos homens acima dos 60 anos de idade sofrem fraturas ósseas.

Tombos podem causar fraturas na costela de pacientes com osteoporose


De acordo com o ortopedista Mário Soares, fraturas na costela são comuns nos pacientes que sofrem de osteoporose. “Elas surgem em decorrência de traumas de baixa energia no tórax dos pacientes idosos”, afirma o médico. Podem ocorrer como consequência de uma batida de trânsito ou
até de tombos, frequentes em pessoas na terceira idade. 

É importante tentar evitar ao máximo as fraturas na costela. Esse problema pode provocar inchaço e dor, atrapalhando a respiração, e hematomas na área afetada, além do risco de hemorragia interna. Vale destacar também que uma fratura pode prejudicar a mobilidade do idoso, muitas vezes já reduzida pela idade. 

Além disso, existem dados de pesquisas recentes que indicam que fraturas na costela predizem a possibilidade de fraturas mais graves e até de mortalidade. “Um homem com fratura de costela por osteoporose tem 4,9 vezes mais risco de morrer em um ano do que os que não tiveram. Já a mulher tem o risco de 7,8 vezes no mesmo período”, alerta o especialista. 

É possível evitar as fraturas provocadas pela osteoporose?


Para evitar as
fraturas causadas pela osteoporose é preciso fazer o tratamento da doença para frear o avanço da perda da massa óssea. Isso pode ser feito com o uso de medicações, reposição de hormônios e suplementação de vitamina D e cálcio. Outras medidas importantes são a prática de exercícios físicos, manutenção de um peso corporal adequado e mudanças em casa para evitar quedas e outros traumas. 

 

Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG): https://sbgg.org.br/osteoporose-a-doenca-silenciosa/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Mário Soares

Dr. Mário Soares

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 15764 / DF

TAGS
ossos
osteoporose
doenca-dos-ossos
problema-nos-ossos

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Fraturas na costela são comuns em casos de osteoporose?"

Darcio

Tudo isso que você falou é coerente mas tem casa que fratura de costela a gente não pode afirmar que é por causa da osteoporose eu sei modo escolhido de um tratamento sendo ele que não podemos afirmar

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.