Fraqueza muscular: Os músculos podem ser prejudicados com a artrose?


  • +A
  • -A

A artrose é uma doença que faz parte da realidade de muitos idosos no Brasil e no mundo. O problema, também conhecido como osteoartrite, é causado por um processo degenerativo que atinge a cartilagem das articulações e que pode ser intensificado por lesões e movimentos repetitivos, além da obesidade, que sobrecarrega as articulações.

Além da cartilagem articular, artrose atinge também os músculos


A doença, no entanto, vai além e causa problemas também nos músculos. “Os músculos podem ser prejudicados pela artrose. O mau funcionamento da articulação, devido ao seu desgaste, não resulta apenas na degeneração da cartilagem. Todos os tecidos que a formam podem sofrer degeneração”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti.

A manutenção da saúde dos músculos e da estrutura óssea é fundamental para evitar o desenvolvimento da artrose. Isso ocorre porque, além de ser uma das consequências da doença, a fraqueza muscular também um dos fatores que favorecem o surgimento da artrose, segundo o médico.

Tratamento da artrose deve abranger as atividades físicas


Para que o tratamento da artrose seja eficaz e, assim, possa diminuir a dor e devolver a amplitude dos movimentos, que são os principais sintomas da doença, é importante fortalecer os músculos. “A fraqueza muscular deve ser tratada para se controlar a artrose. O fortalecimento e equilíbrio muscular são essenciais para o sucesso do tratamento”, explica o médico.

O combate à fraqueza dos músculos pode ser feito por meio da prática de atividades físicas. A musculação, a natação, a hidroginástica e a fisioterapia ajudam a aumentar a força e a resistência muscular e óssea, protegendo essas estruturas, aumentando a flexibilidade e incentivando o relaxamento do corpo. A atividade, em conjunto com o tratamento medicamentoso, é a melhor forma de deter o avanço da doença e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

11 comentários para "Fraqueza muscular: Os músculos podem ser prejudicados com a artrose?"

Rosa Maria Folha do Vale

Ainda não tinham me explicado com tanta riqueza o que é artrose.Tenho e luto com as dores, principalmente no meu joelho direito e nas mãos. Faço pilates 2 x na semana e não sinto melhoras.

Angela

Fiz pilates por um bom tempo. Porém piorou a artrose do meu joelho. Hoje estou em tratamento e sem poder fazer atividades físicas até ser liberada. Não sei o que poderei fazer agora.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Angela, de acordo com o Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos a musculação, a natação, a hidroginástica e a fisioterapia ajudam a aumentar a força e a resistência muscular óssea, protegendo essas estruturas, aumentando a flexibilidade e incentivando o relaxamento do corpo. Converse com seu médico para verificar a possibilidade de realizar atividades de menor impacto como natação e hidroginástica conforme citado acima. Até a próxima.

Maria sonilene Alves de Mesquita

E verdade sobre atrose é uma doença terrível mesmo tendo ela a única coisa a fazer é aceitar de qualquer forma. Fazer o possível para tratar e ajudar manter uma boa forma de uma maneira cuidadosa como um bom exercício físico alongamento alimentação balanceada é tudo de bom para um ótimo resultado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, conforme informado na matéria é importante fortalecer os músculos. De acordo com o Dr. Guilherme Maretti A fraqueza muscular deve ser tratada para se controlar a artrose. O fortalecimento e equilíbrio muscular são essenciais para o sucesso do tratamento. Até logo.

Graciela j santis

Olá doutor fui ao um ortopedistas e ele disse que tenho falta de cartilagem nos joelhos me passo o medicamento artolive. E fisioterapia Gostaria de saber se a caminhada tbm poderia me ajudar ?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Graciela, somente diante uma consulta presencial é possível informar se a caminhada pode ajudar no tratamento, pois dependendo do quadro atual da doença a caminhada pode não ser benéfica ou até mesmo pode prejudicar o tratamento. Converse com seu médico sobre a possibilidade de incluir a caminhada no tratamento. Até logo.

Maria Estela Lima Dos Santos

Gostei dessa matéria rica em detalhes. Sou portadora de Artrite Reumatoide e sinto muitas dores nos músculos das costas como se fosse caibra que me deixa imobilizada , é como se eu estivesse quebrado o osso. Falo para médico a e ela não me diz nada. Faço controle da doença com METROTEXATO INJETAVEL. . A fará sinto fraqueza no corpo todo.Poderia me indicar um especialista ?Desde de já agradeço.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, Ficamos felizes por saber que nossas matérias tem auxiliado você com todas essas informações. O especialista mais indicado para esses casos é o ortopedista. Diante de exames ela irá verificar a causa dos sintomas e o tratamento mais adequado para você. Amenizando as dores e demais sintomas melhorando sua qualidade de vida. Até a próxima.

Odete Coelho

Bom dia!Agradeço o email e gostaria d saber como fazer pois perdi minha carteirinha faço uso do Artrolive a bastante tempo mas parei pque minha cabeça dói mto esse remédio faz mal pra pressão alta? 😢Preciso dele como faço e como recebo outra carteirinha ou cartão pra comprar medicamentos?Obrigada! Aguardo resposta. Abraço Odete coelho

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Odete, para você comprar os medicamentos que participam do programa basta apresentar o CPF cadastrado em alguma farmácia credenciada ao programa. Você tem acesso ao seu cartão acessando seu cadastro no site. Referente ao seu relato sobre as dores de cabeça orientamos que você busque ajuda médica para que seja identificado a causa dos sintomas. Qualquer duvida estamos a disposição.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.