Fraqueza muscular: Os músculos podem ser prejudicados com a artrose?


  • +A
  • -A
Imagem do post Fraqueza muscular: Os músculos podem ser prejudicados com a artrose?

A artrose é uma doença que faz parte da realidade de muitos idosos no Brasil e no mundo. O problema, também conhecido como osteoartrite, é causado por um processo degenerativo que atinge a cartilagem das articulações e que pode ser intensificado por lesões e movimentos repetitivos, além da obesidade, que sobrecarrega as articulações.

Além da cartilagem articular, artrose atinge também os músculos


A doença, no entanto, vai além e causa problemas também nos músculos. “Os músculos podem ser prejudicados pela artrose. O mau funcionamento da articulação, devido ao seu desgaste, não resulta apenas na degeneração da cartilagem. Todos os tecidos que a formam podem sofrer degeneração”, afirma o ortopedista Guilherme Maretti.

A manutenção da saúde dos músculos e da estrutura óssea é fundamental para evitar o desenvolvimento da artrose. Isso ocorre porque, além de ser uma das consequências da doença, a fraqueza muscular também um dos fatores que favorecem o surgimento da artrose, segundo o médico.

Tratamento da artrose deve abranger as atividades físicas


Para que o tratamento da artrose seja eficaz e, assim, possa diminuir a dor e devolver a amplitude dos movimentos, que são os principais sintomas da doença, é importante fortalecer os músculos. “A fraqueza muscular deve ser tratada para se controlar a artrose. O fortalecimento e equilíbrio muscular são essenciais para o sucesso do tratamento”, explica o médico.

O combate à fraqueza dos músculos pode ser feito por meio da prática de atividades físicas. A musculação, a natação, a hidroginástica e a fisioterapia ajudam a aumentar a força e a resistência muscular e óssea, protegendo essas estruturas, aumentando a flexibilidade e incentivando o relaxamento do corpo. A atividade, em conjunto com o tratamento medicamentoso, é a melhor forma de deter o avanço da doença e aumentar a qualidade de vida dos pacientes.

Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos é ortopedista formado pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) e atua em Mogi Mirim (SP). CRM-SP: 135610

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Fraqueza muscular: Os músculos podem ser prejudicados com a artrose?"

Rosa Maria Folha do Vale

Ainda não tinham me explicado com tanta riqueza o que é artrose.Tenho e luto com as dores, principalmente no meu joelho direito e nas mãos. Faço pilates 2 x na semana e não sinto melhoras.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.