De que forma a fisioterapia pode auxiliar no tratamento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

A osteoartrite é uma doença articular degenerativa que, segundo o fisioterapeuta Rodrigo Fonseca Salgado, é a quarta maior causa de aposentadoria no Brasil, além de ser responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho. A dor e a inflamação podem afetar bastante a qualidade de vida do paciente, mas a fisioterapia, como parte do tratamento da osteoartrite, pode ajudar a diminuir esses sintomas. 

Fisioterapia facilita tratamento da osteoartrite


“A fisioterapia é fundamental para proteger as articulações, diminuir a inflamação,
reduzir ou aliviar a dor e a rigidez articular, aumentar a força muscular e a estabilidade das articulações”, explica o especialista. Além disso, Rodrigo destaca que a fisioterapia também ajuda a melhorar a autoestima e a motivar o paciente. 

“Um dos principais objetivos da fisioterapia é manter ou aumentar a amplitude de movimentos do paciente, de forma que ele possa desenvolver as atividades mais corriqueiras do dia a dia com o mínimo possível de dor e de rigidez muscular”, explica o profissional. 

De acordo com o fisioterapeuta, o profissional também pode dar boas dicas ao paciente sobre sua consciência corporal: “Quanto mais consciente do próprio corpo e de seus movimentos, melhor será a postura de quem apresenta a osteoartrite, evitando submeter as articulações afetadas a um estresse ainda maior”. 

Prática de exercícios físicos é fundamental para a melhora dos sintomas


Atividades físicas que não provocam impactos graves nas articulações e
praticadas com a orientação de um profissional capacitado são sempre úteis ao tratamento da osteoartrite, segundo Rodrigo. Ele cita, como exemplo, a musculação, exercícios na água e o pilates, que fortalece e alonga todo o corpo, dando maior sustentabilidade ao sistema musculoesquelético. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Rodrigo Fonseca Salgado

Rodrigo Fonseca Salgado

Fisioterapia

CRM: 123491-F / RJ

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma a fisioterapia pode auxiliar no tratamento da osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.