Férias e osteoartrite: quais são os cuidados básicos para uma viagem?


  • +A
  • -A
Imagem do post Férias e osteoartrite: quais são os cuidados básicos para uma viagem?

Pessoas com osteoartrite precisam se precaver sempre, pois alguns fatores podem piorar a doença. Movimentos que forçam muito as articulações e até mesmo climas muito quentes ou frios são ruins para quem tem o problema. Em viagens de férias, é comum ir para locais com temperaturas extremas e se aventurar em atividades físicas intensas, então é bom tomar alguns cuidados.

O paciente portador de osteoartrite geralmente apresenta piora da dor ao submeter a articulação aos esforços ou aos extremos de temperatura. Por isso, é importante evitar atividades físicas que exijam muito da articulação e se proteger adequadamente caso viaje para lugares que façam muito frio ou calor”, recomenda o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Atividades que devem ser evitadas por pacientes com osteoartrite nas férias


O médico aponta como equívoco comum nas férias 
a interrupção das medicações de controle, que provoca piora das dores e desencadeia crises. “Além disso, é frequente nas festividades de fim de ano as pessoas realizarem muitos esforços na cozinha, mesmo não estando acostumadas ou preparadas para esses sacrifícios. Isso também pode piorar a osteoartrite”.

Dentre as atividades físicas que devem ser evitadas, destacam-se as que ocasionam impacto no solo e traumas diversos, sejam elas coletivas ou individuais. A corrida é um exemplo. “Quando a osteoartrite acomete os membros inferiores, deve-se evitar longas caminhadas ou permanência em pé por longos períodos. É importante evitar tais esforços pois uma contusão sobre uma articulação com osteoartrite poderá desencadear uma crise de dor”.

Apesar dessas atividades não serem recomendadas para quem tem osteoartrite, os pacientes devem fazer exercícios físicos, inclusive aproveitando as férias para isso. “Exercícios orientados pelo médico devem ser mantidos, pois quando realizados da maneira correta e com indicação precisa, podem beneficiar o paciente”.

Não adotar os cuidados exigidos pela osteoartrite implica em riscos


Quando um paciente não toma esses cuidados durante uma viagem, ela acaba se tornando um risco sempre. Nesse caso, a osteoartrite pode gerar uma crise de dor intensa ou até mesmo progredir mais rapidamente para a rigidez da articulação. “A rápida progressão da doença pode até mesmo fazer com que o paciente necessite de uma intervenção cirúrgica”.

Dr. João Manoel Fonseca Filho é ortopedista e traumatologista e especialista em cirurgia do ombro e cotovelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). CRM-SP: 131356

Foto: Shutterstock

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Férias e osteoartrite: quais são os cuidados básicos para uma viagem?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.