Férias e osteoartrite: quais são os cuidados básicos para uma viagem?


  • +A
  • -A

Pessoas com osteoartrite precisam se precaver sempre, pois alguns fatores podem piorar a doença. Movimentos que forçam muito as articulações e até mesmo climas muito quentes ou frios são ruins para quem tem o problema. Em viagens de férias, é comum ir para locais com temperaturas extremas e se aventurar em atividades físicas intensas, então é bom tomar alguns cuidados.

O paciente portador de osteoartrite geralmente apresenta piora da dor ao submeter a articulação aos esforços ou aos extremos de temperatura. Por isso, é importante evitar atividades físicas que exijam muito da articulação e se proteger adequadamente caso viaje para lugares que façam muito frio ou calor”, recomenda o ortopedista João Manoel Fonseca Filho.

Atividades que devem ser evitadas por pacientes com osteoartrite nas férias


O médico aponta como equívoco comum nas férias 
a interrupção das medicações de controle, que provoca piora das dores e desencadeia crises. “Além disso, é frequente nas festividades de fim de ano as pessoas realizarem muitos esforços na cozinha, mesmo não estando acostumadas ou preparadas para esses sacrifícios. Isso também pode piorar a osteoartrite”.

Dentre as atividades físicas que devem ser evitadas, destacam-se as que ocasionam impacto no solo e traumas diversos, sejam elas coletivas ou individuais. A corrida é um exemplo. “Quando a osteoartrite acomete os membros inferiores, deve-se evitar longas caminhadas ou permanência em pé por longos períodos. É importante evitar tais esforços pois uma contusão sobre uma articulação com osteoartrite poderá desencadear uma crise de dor”.

Apesar dessas atividades não serem recomendadas para quem tem osteoartrite, os pacientes devem fazer exercícios físicos, inclusive aproveitando as férias para isso. “Exercícios orientados pelo médico devem ser mantidos, pois quando realizados da maneira correta e com indicação precisa, podem beneficiar o paciente”.

Não adotar os cuidados exigidos pela osteoartrite implica em riscos


Quando um paciente não toma esses cuidados durante uma viagem, ela acaba se tornando um risco sempre. Nesse caso, a osteoartrite pode gerar uma crise de dor intensa ou até mesmo progredir mais rapidamente para a rigidez da articulação. “A rápida progressão da doença pode até mesmo fazer com que o paciente necessite de uma intervenção cirúrgica”.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. João Manoel Fonseca Filho

Dr. João Manoel Fonseca Filho

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 131356 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

17 comentários para "Férias e osteoartrite: quais são os cuidados básicos para uma viagem?"

Yolanda Teixeira

Gostei das explicações pois estou nessa situação. Pretendo viajar.Então,vou tomar esses cuidados e orientações. Muito obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Yolanda, Ficamos felizes por saber que nossas matérias estão lhe ajudando. Temos mais algumas informações sobre o tema abordado que também podem contribuir no seu conhecimento sobre a doença, confira no link abaixo. Até logo.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/atividades-agravar-osteoartrite-punho

Fracinete Carvalho

Sofro desse problema de osteoartrite. Não suporto mais grandes caminhadas e nem muito tempo em pé. Meu geriatrareceitou Artroliv 500/400 do laboratório Aché. Iniciei o tratamento em 10.10.2018. Ainda não completrou 30 dias. Queroacreditar numa grande melhora. Também uso uma joelheira no joelho direito, que é o que mais incomoda. Somente quando vou fazer uma caminhada. Estou agindo corretamente?Muito obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fracinete! Segundo o ortopedista Gustavo Dalla, Na fase aguda e dolorosa da doença, objetivamos a melhora da dor com analgésicos, fisioterapia e acupuntura. A fisioterapia ajuda a mobilizar a articulação, melhorando a musculatura e dando mais movimentação. Já a acupuntura é uma importante ferramenta analgésica, diminui muito a dor articular do paciente. Veja mais matérias através do nosso site: https://cuidadospelavida.com.br/busca/osteoartrite. Até breve!

Sérgio Henrique

Boa noite! Estou descobrindo uma falha na cartilagem do quadril, em caso de cirurgia a recuperação seria muito demorada?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Sergio, somente quem pode realizar a indicação de uma cirurgia é o ortopedista, ele também informará como ocorre a recuperação se é um longo período ou não pois cada paciente tem um tratamento adequado para o seu quadro clinico. Até breve.

Dayse Maria

Obrigada pelas explicações, pois são muito validas….abraços

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Dayse, ficamos felizes por saber que nossas matérias tem impactado as pessoas de uma forma tão positiva. Continue por aqui para acompanhar novas matérias e diversas informações sobre saúde doenças e tratamentos. Até logo.

Ademir Benetti

Ha 5 anos foi constatado desgaste nos meus quadris, a partir dai comecei tratamento com ARTROLIV, tomei a medicação durante 3 anos aproximadamente. Tive que parar o tratamento ha dois anos atras pois fiquei desempregado e não tive mais como comprar o remédio. O Artroliv não é nada barato. Pergunto, ha algum outro medicamento similar que seja mais barato no mercado?. Minhas dores são intensas e as vezes tenho que tomas analgésicos por conta para suportar a dor.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Ademir, de acordo com o Dr. Guilherme Maretti Franco de Campos o tratamento da artrose se baseia no uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para reduzir as dores, inflamação e incômodos articulares em geral, especialmente na fase aguda da doença, quando a dor é muito forte, e na prática de exercícios físicos de intensidade moderada e fisioterapia. Somente diante de uma consulta com o ortopedista é possível identificar a possibilidade de troca do medicamento. Agende uma consulta com seu médico para buscar outros medicamentos que possam ajudar no tratamento. Até logo.

Mariza

Gostaria de saber os preços dos medicamentos: artrolive e montelair 4mg e o valor do frete aqui para Imperatriz ma. Obrigada, já sou cadastrada.

Eli Sinnott Silva

Foram apresentados conselhos muito válidos e oportunos para esta época que, realmente, estimula a um número maior e mais frequente de exercícios. Muito obrigada

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Eli, ficamos felizes por saber que nossas matérias tem lhe ajudado. Continue por aqui para acompanhar mais matérias como essa, com dicas sobre saúde doenças e tratamentos. Abraços.

Conceli de Miranda

Ameiiiii,,, todos esses conselhos são úteis para mim, tenho Artrose lômbar, bico de papagaio, Artrose nos joelhos e inflamação na pele pôr conta da Dermatite foto Alérgica,,E para Completar ,Sou hipertensa….Comecei a me tratar ,tem 10 dias ,cm Suplementos para os ossos,( Naturais ) Aínda não deu, para Obter uma melhora adequada, porque tem poucos dias, más Deixei de usar os médicamentos de farmácia….

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Conceli, ficamos felizes por saber que nossas matéria tem lhe ajudado. É muito importante que você busque ajuda profissional. O ortopedista é o profissional que poderá te auxiliar indicando o tratamento mais adequado para você, seguir o tratamento irá amenizar os sintomas trazendo grande melhora na sua qualidade de vida. Até logo.

João Batista

Bom dia.Vendo as orientações feitas por cuidados pela vida, gostaria de saber qual esforço físico que não devo fazer devido à osteoartrite que tenho no punho direito que me incomoda em pequenos movimentos. ObrigadoFico no aguardo ao retorno.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá João, as dores causadas por problemas nas articulações, como a osteoartrite, podem afetar negativamente o dia a dia, impedindo qualquer pessoa de trabalhar e até de se movimentar com liberdade dentro de casa. A realização de exercícios físicos simples pode ajudar quem sofre com esse tipo de dor e é uma das medidas mais indicadas pelos médicos. Procure ajuda médica para que diante de uma consulta presencial seja identificado as atividades mais adequadas para você. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.