Quais são os principais fatores de risco para a osteoporose em homens?


  • +A
  • -A

A osteoporose é um problema de saúde que afeta a saúde dos ossos e, apesar de ser mais associada ao sexo feminino, também pode atingir os homens. É importante conhecer os principais fatores de riscos da doença para adotar medidas que ajudem a preveni-la e, assim, impedir o surgimento das fraturas ósseas, sua maior complicação.

Bebida alcoólica e cigarro aumentam chances de osteoporose


“A idade é o principal fator, mas o
consumo de bebidas alcoólicas, cortisona e cigarro são importantes”, alerta o ortopedista Sérgio Drumond. A cortisona é um hormônio muito presente na composição de medicamentos anti-inflamatórios. Já a fumaça do cigarro atrapalha a ação das células do sangue responsáveis pela formação da estrutura óssea.

“Outros fatores de risco para osteoporose são doenças de má absorção do cálcio, incluindo o pós-operatório da cirurgia bariátrica, doenças reumáticas e deficiências hormonais”, cita o profissional. A falta de vitamina D no organismo também é um problema, já que o cálcio só consegue ser utilizado de forma satisfatória quando o corpo recebe a quantidade adequada da vitamina.

Medidas contra osteoporose podem ser adotadas desde a infância


De acordo com o especialista, a prevenção deve ser feita em todas as idades: “Começa-se com o leite materno e alimentação com leite e derivados e, posteriormente, por toda a vida”. No entanto, ele destaca que a doença começa a ter mais relevância depois dos 70 anos de idade ou em casos mais precoces com causas secundárias associadas.

Para os pacientes que não conseguiram se prevenir, é importante procurar auxílio médico para verificar o grau de acometimento da osteoporose e tratá-la. “Na mulher, pode ser incluída a reposição hormonal e, nos homens, começamos com suplementação de cálcio e vitamina D quando indicada e a medicação específica para osteoporose, dependendo do caso”, explica Drumond.

Dr. Sérgio Nogueira Drumond Junior é ortopedista e traumatologista, graduado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atua em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 32394

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Drumond Junior

Dr. Sérgio Drumond Junior

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 32394 / MG

TAGS
calcio
ossos
osteoporose
vitamina-d

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Quais são os principais fatores de risco para a osteoporose em homens?"

Arnaldo

Sempre tomamos Vit. D cálcio. Para prevenir obrigado

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.