A falta de exercícios físicos na quarentena pode piorar a inflamação das articulações?

  • +A
  • -A

Em razão das mudanças na rotina e do estresse gerados pelo período da quarentena, é comum que muitas pessoas se sintam desmotivadas a praticar exercícios físicos. No entanto, o sedentarismo pode fazer muito mal para a saúde. Segundo o Ministério da Saúde, as atividades físicas têm relação direta com o controle e o tratamento de diversas doenças. É o caso, por exemplo, da osteoartrite, que pode causar a inflamação das articulações. Será que a falta de exercícios físicos durante esse período pode piorar o quadro? Descubra!

Dores articulares podem piorar com a falta de exercícios físicos

A falta de atividade física não piora exatamente a inflamação, mas piora a dor. Uma articulação instável e desalinhada é uma articulação dolorida. E quem mantém a articulação estável é o músculo. Uma redução na massa muscular pode causar instabilidade da articulação, dor e falseios”, explica o reumatologista Izaias Junior.

Em casos de doenças que afetam as articulações, como a osteoartrite, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) destaca que a prática de atividades físicas pode melhorar o desempenho funcional das juntas, distribuindo melhor o peso do corpo durante os movimentos. A sobrecarga das articulações pode provocar traumas e até mesmo agravar um quadro de osteoartrite.

Exercícios de fortalecimento e alongamento são recomendados

Com alguns cuidados, os exercícios físicos podem ser praticados mesmo dentro de casa, ajudando a frear a evolução da osteoartrite. “Os pacientes podem prevenir esse agravamento tratando a obesidade, evitando atividades de impacto articular e, principalmente, mantendo uma rotina de exercícios físicos focados no fortalecimento muscular e alongamento, que beneficiam ainda tendões e ligamentos”, orienta o especialista.

A SBR recomenda que sejam feitos exercícios de baixa intensidade e que não forcem as articulações. Durante a quarentena, práticas como yoga e pilates podem ser feitas sem sair de casa e promovem muitos benefícios. Vale lembrar que é fundamental ter um acompanhamento médico antes de iniciar seu treino. 

 

Dados do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/component/content/article/781-atividades-fisicas/40390-atividade-fisica

Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR): https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/osteoartrite-artrose/

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Izaias Junior

Dr. Izaias Junior

Reumatologia

CRM: 7646 / MS

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A falta de exercícios físicos na quarentena pode piorar a inflamação das articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.