A falta de cálcio na dieta pode causar algum efeito imediato?


  • +A
  • -A
Imagem do post A falta de cálcio na dieta pode causar algum efeito imediato?

O cálcio é um dos nutrientes mais importantes para o corpo. É graças a sua atuação no organismo que o coração é capaz de bater no ritmo correto, que os músculos funcionam de maneira adequada e que o esqueleto e dentes fortes são construídos na infância e adolescência. Mas, se o corpo não receber a quantidade de cálcio de que precisa ao longo da vida adulta, todas essas funções podem ser prejudicadas.

Organismo retira cálcio dos ossos quando há deficiência desse nutriente


Segundo o ortopedista Guilherme Falótico, o organismo tem uma alternativa em casos de falta de cálcio: “Uma dieta pobre em cálcio normalmente não produz efeitos imediatos, visto que o organismo aumenta a produção de um hormônio chamado PTH, que retira cálcio dos ossos de forma a manter estável o nível desse nutriente no sangue”.

O problema é que isso pode ser prejudicial com o passar dos anos. “Já em longo prazo, a alimentação pobre em cálcio pode predispor à osteopenia e à osteoporose“, explica o médico. A osteopenia é a condição caracterizada pela perda de massa óssea em um estágio menos crítico, mas que pode provocar o desenvolvimento da osteoporose.

Falta de cálcio prejudica a memória


Quando há uma quantidade de cálcio abaixo do necessário por um tempo prolongado, o organismo reage com irritabilidade, ansiedade, formigamento, espasmos musculares e até problemas de memória. A melhor maneira de impedir que isso aconteça é manter uma alimentação rica em cálcio durante toda a vida, mas principalmente na infância, época em que ossos e dentes estão sendo formados.

Vegetais com folhas verde-escuras, leite e produtos derivados são ricos em cálcio e devem estar presentes na alimentação. Também é importante associá-los ao consumo de vitamina D, fósforo e magnésio, à exposição saudável à luz solar e à prática de atividades físicas, que fortalecem a musculatura e protegem o esqueleto.

Dr. Guilherme Falótico é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia do quadril pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). CRM-SP: 128925

Foto: Shutterstock

TAGS
alimentacao
calcio
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A falta de cálcio na dieta pode causar algum efeito imediato?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.