Existem atividades do dia a dia que podem prejudicar a saúde das articulações?

  • +A
  • -A

As articulações (ou juntas, como também são conhecidas) são composições de cartilagem que ocupam espaço entre os ossos, permitindo sua mobilidade e flexibilidade. A saúde das articulações é muito importante para todo o corpo, mas algumas atividades do cotidiano podem acabar prejudicando essas estruturas e causando, além de dor e desconforto, algumas doenças. A reumatologista Licia Mota esclarece as principais dúvidas sobre esse tema. 

Movimentos repetitivos atingem mais as articulações


No dia a dia, é natural fazer alguns
movimentos repetitivos, até mesmo no ambiente de trabalho. Segundo a médica, isso pode ser preocupante. “Existem atividades da rotina que podem influenciar a saúde articular, sobretudo os movimentos articulares repetitivos feitos com um ângulo incorreto ou inadequado das articulações”, informa a especialista. 

Entre as atividades listadas pela reumatologista, usar o celular de forma incorreta é uma das principais, o que pode até levar ao desenvolvimento de uma doença específica. “Muitas pessoas utilizam o celular de uma forma incorreta, hiperestendendo o primeiro dedo para ativar alguma função do celular, e isso acaba aumentando a ocorrência da artrose da primeira articulação, que é a rizartrose”, explica a médica. 

Articulações maiores devem receber a maior carga


O celular não é o único vilão do desgaste das articulações no cotidiano, segundo Dra. Licia. “
Permanecer muito tempo de pernas cruzadas e manter o pescoço inclinado sobre o computador durante períodos longos são movimentos do dia a dia que podem ser prejudiciais para a saúde das articulações”, relata a profissional. 

Essas atividades diárias, laborais ou não, podem parecer inofensivas, mas podem causar muita dor e até mesmo doenças mais graves e difíceis de lidar. Por isso, a reumatologista indica rever alguns hábitos. “Nós devemos passar a maior carga para as articulações maiores, que devem sustentar mais carga que as menores. Há uma série de orientações na terapia ocupacional para que isso possa ser feito de forma mais saudável, como a forma correta de apertar a pasta de dente, usar menos as pequenas articulações e mais o punho, usar a tesoura, facas e talheres”, orienta Dra. Licia. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Licia Mota

Dra. Licia Mota

Reumatologia

CRM: 11149 / DF

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existem atividades do dia a dia que podem prejudicar a saúde das articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.