Terceira idade com saúde: exercícios simples que podem ajudar a fortalecer os ossos em idosos


  • +A
  • -A
Imagem do post Terceira idade com saúde: exercícios simples que podem ajudar a fortalecer os ossos em idosos

Com o envelhecimento, o metabolismo se torna mais lento e a estrutura física tende a ficar mais frágil e algumas doenças, como a osteoporose, agravam o problema. Uma queda simples, por exemplo, pode resultar em fraturas em um paciente com ossos enfraquecidos. A prática de exercícios físicos, mesmo os básicos, pode ser muito importante para fortalecer os ossos na terceira idade.  

“Quando se chega à terceira idade, é normal as pessoas buscarem uma melhor qualidade de vida, mas existem obstáculos para isso, já que a instabilidade e a diminuição da força muscular aumentam o risco da ocorrência de quedas. Por isso, é importante apostar em exercícios fisioterapêuticos, no intuito de evitar possíveis acidentes e doenças”, aponta a fisioterapeuta Rose Wanderley.  

 

Tipos de exercícios e outras medidas importantes para a saúde óssea

 


Segundo a especialista,
os exercícios da fisioterapia são muito úteis para promover o fortalecimento ósseo em idosos. “Nós desenvolvemos exercícios para desequilíbrio de força e flexibilidade muscular por meio de técnicas específicas de todo o corpo (membros inferiores e superiores), além do pilates no solo (exercícios na bola) e hidroterapia (exercício na água)”, afirma.

O processo de perda óssea no corpo é algo natural, mas, quando ocorre de maneira extrema, resulta em osteoporose, doença na qual a densidade dos ossos diminui, aumentando as chances de fraturas. “Para minimizar essa perda, vale apostar em uma nutrição adequada e atividade física correta, mantendo o peso ideal e a resistência cardiovascular e respiratória. Como cada caso é específico, indico sempre procurar o melhor fisioterapeuta da sua região”, recomenda Rose.

 

Mais benefícios dos exercícios para a saúde dos idosos

 


Além da parte óssea,
esses exercícios ajudam a manter o idoso longe da depressão e de outras doenças e favorecem o sono com melhor qualidade, o controle de peso e a melhora da auto estima, independência e, consequentemente, da qualidade de vida. “Atividades recreativas (pintura, leitura, dança), caminhada e alongamentos são ótimas opções de complemento para a mesma finalidade”, conclui a fisioterapeuta.

 

Rose Wanderley é fisioterapeuta formada pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR). CREFITO: 95404-F

 

Foto: Shutterstock

TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

7 comentários para "Terceira idade com saúde: exercícios simples que podem ajudar a fortalecer os ossos em idosos"

Robson de Oliveira vieira

Muito interessante gostei do conteúdo vou seguilo

Rosita Maria

Gostaria muito de receber orientações quanto a qualidade de vida

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Rosita, ficamos felizes que você tenha gostado da matéria. Continue por aqui para ter acesso a essas e outras informações. Abraços.

Wanda wilke

Qual melhor alimento para uma boa manutenção óssea?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Wanda, temos em nosso site algumas matérias que podem te auxiliar com esta dúvida, segue os links:
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/magnesio-substancia-saude-ossos
https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/alem-calcio-substancias-importantes-saude-ossos
Lembrando que isso não te isenta de comparecer em uma consulta com o médico para obter maiores orientações. Abraços.

Ingles

Ola meu pai tem osteoporose a medica deu umas amostras grátis do Osteotrat….como faço pra comprar com desconto.

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Ingles, o medicamento Osteotrat participa do Programa Cuidados pela Vida e após realização do cadastro poderá ser adquirido em qualquer farmácia credenciada ao Programa. O cadastro é simples e rápido e pode ser realizado em nosso site, no aplicativo disponível para IOS e Android ou em nossa central de atendimento 0800 777 8432, de segunda a sexta-feira das 7h20 às 20h00. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.