Saiba quais exercícios são recomendados para quem tem osteoartrite

  • +A
  • -A

Realizar tarefas por um longo período em uma mesma posição é um grande problema para quem tem osteoartrite. Um exemplo muito frequente é ficar sentado no sofá assistindo televisão. Mexer o corpo é fundamental para o tratamento, mas a prática de exercícios é indicada somente sob orientação de um profissional.

 

Pilates e caminhadas são exercícios indicados para casos de osteoartrite

 

“Cada paciente precisa ser avaliado individualmente antes de iniciar uma atividade. É preciso escolher exercícios que se encaixem em suas condições físicas”, afirma a reumatologista Mayara Manueira da Silveira. Nos pacientes com osteoartrite, essa escolha deve ser feita com cuidado para não sobrecarregar a região afetada pela doença e até mesmo para não facilitar o desgaste de outras articulações.

As atividades mais recomendadas são aquelas que causam pouco impacto nas articulações. “Exercícios aeróbicos de baixo impacto, como caminhadas em terreno plano com calçados adequados, fortalecimento muscular, pilates, alongamento e hidroterapia, são os que mais recomendo para melhorar as dores e, consequentemente, a qualidade de vida do paciente”, indica a médica.

 

Atividades que causam impacto atrapalham tratamento da osteoartrite

 

Por outro lado, os exercícios de alto impacto são desaconselhados pelos especialistas para pacientes com osteoartrite. “Eles podem aumentar a sobrecarga das articulações como do joelho e do quadril, duas das mais afetadas pela doença. Sobrecarregado, o corpo vai provocar algo mais sério além da dor, como uma fratura”, alerta Mayara.

Entre as atividades físicas que devem ser evitadas estão aquelas que envolvem pulos, como o basquete, o vôlei e o handebol. A recomendação para cada paciente é procurar um médico para uma avaliação do quadro, antes de iniciar qualquer prática, para se prevenir de alguma complicação nas articulações. A sobrecarga (ou até mesmo uma lesão) pode dificultar o sucesso do tratamento da osteoartrite.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Mayara Manueira da Silveira

Dra. Mayara Manueira da Silveira

Reumatologia

CRM: 30075 / PR

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

12 comentários para "Saiba quais exercícios são recomendados para quem tem osteoartrite"

celia ramos

OLá.Boa tarde,gostei bastante das informações sinalizadas( como sofro de AR, osteopenia) a reportagem em si foi de grande utilidade para mim.Obrigado.

CUIDADOS PELA VIDA

Ficamos felizes em ter lhe ajudado, Celia! Continue conosco para ter acesso a mais informações relevantes. Até a próxima.

Juares Prudenciano

Eu sinto muita dor no ombro direito,isso e artrite?

CUIDADOS PELA VIDA

Juares agradecemos por compartilhar conosco seu comentário. A artrite é uma doença autoimune, crônica e progressiva que atinge as articulações do corpo. Apesar de não ter cura, o problema pode ser controlado com o tratamento correto. Converse com seu médico para que diante de exames seja identificado a presença da patologia e iniciar o tratamento mais adequado para você. Abraços.

Juares Prudenciano

Eu sinto muita dor no ombro e bacia, quando fico sentado por um tempo,e terrível a dor quando for me mexer

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Juares. Para identificar a causa dos sintomas é de suma importância você consultar seu médico. Após os exames necessários ele indicará o tratamento mais eficaz. Até logo.

nelson monteiro

Boa tarde, já fui diagnosticado com vários exames de imagem, com artrose severa e incurável no ombro esquerdo., o ortopedista me aconselha colocar prótese porém me recuso por ser uma cirurgia de risco e sem garantia de sucesso.Sofro com dores e limitação de movimentos.Algum conselho, medicação ou orientação que os senhores poderiam me oferecer?atenciosamenteNelson Monteiro

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Nelson. A artrose é uma doença que acomete os ossos e as articulações, e por isso o seu tratamento deve ser feito por profissionais especializados. Existem alguns especialistas que podem auxilia-lo, entre eles estão os ortopedistas, clínicos gerais, geriatras e reumatologistas. Só é possível indicar o tratamento mais adequado diante de uma consulta presencial. Abraços.

PERCIVAL VICENTE

esporadicamente tenho cãibras na perna esquerda, bem como dor na barriga da perna.tenho 74 anos pra 75 , não pratico esportes, somente curtas caminhadas.meu peso atual 100 kg e estou no momento no inicio de tratamento de quimioterapia em função de dois tumores que me levaram à uma cirurgia intracraniana no mês de julho. já realizei a quimioterapia por aparelho e atualmente a quimio é por medicamento. Agradeço vossa atenção e retorno ao assunto. Cordialmente Percival

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Percival. Para indicação das atividades mais adequadas para você, é necessário uma consulta presencial com o especialista. Desejamos sucesso no seu tratamentos. Até breve.

.MARIA INÊZ

BOA NOITE DE. UNS .TEMPOS PRA SINTO.MUITAS DORES NAS. COSTAS SEMPRE .QUANDO ME DEITO PASSA A.NOITE SEM DORMIR SEM NENHUMA POSIÇÃO SÓ DURMO.COM ANALGÉSICOS TENHO 68 ESTOU.EM TRATAMENTO PARA PERDA DE PESO E.O QUE É RECOMENDADO .MUSCULAÇÃO PILATES YOGA OU BICICLETA ERGOMÉTRICA?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria. Agradecemos pelo seu comentário. Conforme a afirmação da Dra. Mayara Manueira da Silveira, cada paciente precisa ser avaliado individualmente antes de iniciar uma atividade. É preciso escolher exercícios que se encaixem em suas condições físicas. Converse com seu médico para que ele possa realizar a indicação das atividades mais adequadas para você. Até logo.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.