Quais exercícios são indicados para quem sente muita dor nos joelhos?


  • +A
  • -A

A dor nas articulações do corpo é o principal sintoma da osteoartrite, doença degenerativa caracterizada pelo desgaste da cartilagem e alterações nos ossos. O problema afeta todo o corpo, mas é mais frequente na coluna, nos quadris e nos joelhos.

A osteoartrite não tem cura, mas diversas pesquisas apontam que o consumo de glicosamina pode auxiliar na redução da dor e na desaceleração da progressão da doença. Além disso, a função dos membros pode ser preservada e as dores amenizadas por meio de atividades físicas regulares.

Exercícios para diminuir a dor

“A prática de exercícios físicos é recomendada para pacientes com dores nas articulações, mais especificamente o alongamento e os exercícios de fortalecimento, como a musculação”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini. Para o médico, esses exercícios, além de ajudarem a combater a dor, contribuem para melhorar a saúde do organismo como um todo.

Mas, não são todas as atividades físicas que são indicadas. “Devem ser evitados todo e qualquer exercício de impacto, como a corrida, substituindo-a pela bicicleta ou pela natação”, ressalta Ranzini. A hidroginástica e o pilates, sempre acompanhados de um profissional, também são recomendados para aliviar as dores causadas pela osteoartrite.

A importância da atividade física

Para as pessoas com a doença, é muito importante manter o corpo em movimento. O sedentarismo hipotrofia os músculos e sobrecarrega as articulações, podendo causar ainda mais dor. Além disso, a prática de exercícios é fundamental para evitar o ganho de peso. Alguns quilos a mais na balança colaboram para acelerar o processo de desgaste da cartilagem e da estrutura óssea.

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista e traumatologista formado pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Medicina Esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

TAGS
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais exercícios são indicados para quem sente muita dor nos joelhos?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.