Exercícios de baixo impacto são melhores para quem tem osteoartrite?

  • +A
  • -A

A prática de atividades físicas é considerada um dos pilares do tratamento da osteoartrite, doença que afeta a cartilagem presente ao redor das articulações. Os exercícios baixo impacto são os mais adequados para os pacientes com a doença, já que aqueles que causam grandes impactos nas articulações podem até mesmo atrapalhar o controle da osteoartrite. 

Exercícios de baixo impacto ajudam no tratamento da osteoartrite


“Nos casos de osteoartrite, principalmente de joelhos e quadris, o exercício aeróbico de baixo impacto, associado ao
fortalecimento muscular, é uma das melhores opções para os pacientes, com o objetivo de diminuir a sobrecarga mecânica nas articulações e o dano na cartilagem já acometida pela doença”, afirma a reumatologista Maria Ester Simeira Fonseca.

Entre os exemplos de exercícios de baixo impacto citados pela médica estão a caminhada e andar de bicicleta, além de outros praticados na água, como hidroginástica e corrida na água. “Todos esses citados sempre em associação com o fortalecimento muscular, por meio da musculação e do pilates”, destaca a especialista. 

Corrida pode aumentar danos nas articulações


Por outro lado, exercícios de alto impacto, como a corrida, devem ser evitados para prevenir mais danos nas articulações, especialmente nos casos de osteoartrite avançada nos joelhos. Segundo Dra. Maria Ester, pacientes assintomáticos ou com sintomas leves que desejam manter essa atividade devem ter certos cuidados, como prestar atenção à superfície onde o esporte será praticado, ao
tipo de calçado utilizado, à distância e à velocidade da corrida. 

“Vale lembrar que a orientação sobre a prática de um exercício deve levar em consideração as características do paciente, como idade, articulação acometida, gravidade da doença, intensidade da dor, comorbidades, flexibilidade, mobilidade e força”, informa a médica. Além disso, pacientes com osteoartrite devem sempre ser acompanhados por uma equipe multidisciplinar, o que inclui um educador físico. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Maria Ester Simeira Fonseca

Dra. Maria Ester Simeira Fonseca

Reumatologia

CRM: 145618 / SP

TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Exercícios de baixo impacto são melhores para quem tem osteoartrite?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.