Existe algum exame que indique baixos níveis de cálcio no organismo?


  • +A
  • -A

O cálcio é um mineral fundamental para a saúde do ossos e diversos outros processos do organismo. Sua falta, portanto, implica em riscos, que podem ser evitados com uma avaliação periódica dos níveis do nutriente no corpo. Dessa forma, caso haja algum problema, ele pode ser detectado e resolvido o quanto antes.

Exames para medir o nível de cálcio no corpo


“Para saber o nível de cálcio no corpo, podem ser solicitados exames de sangue e de urina.  A frequência desses exames deve ser determinada pelos sinais clínicos do paciente, caso ele apresente sintomas como deficiência de crescimento, fraturas mesmo com pequenos impactos, espasmos musculares, dores na coluna e dificuldade de andar”, informa a nutricionista Ana Paula Moura.

O exame de cálcio no sangue se baseia apenas em uma pequena parcela do cálcio total do organismo, visto que 99% do mineral está presente nos ossos. Naturalmente, não é possível saber com esse exame a quantidade de cálcio que há nos ossos, mas o percentual do sangue já é suficiente para identificar se há alguma deficiência.  

Densitometria óssea e cuidados para evitar doenças ósseas


Além desses, a especialista destaca outro exame, a
densitometria óssea, importante para medir a densidade mineral dos ossos e identificar se há ou não doenças ósseas. “Este é um exame importante para o diagnóstico de osteopenia e osteoporose, principalmente. Contudo, não é analisado especificamente um mineral e sim a massa óssea no geral”, explica Ana Paula.

Como a ausência de minerais importantes para os ossos contribui para o desenvolvimento de doenças como a osteoporose, é essencial buscar sempre o consumo de alimentos ricos tanto em cálcio como em outros nutrientes importantes nesse sentido (vitamina D, magnésio, cobre, zinco, por exemplo). Caso a alimentação não dê conta de proporcionar a quantidade adequada desses minerais, a suplementação deve ser cogitada e discutida com o médico.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Ana Paula Moura

Ana Paula Moura

Nutrição

CRM: 95100221 / RJ

TAGS
calcio
nutricao
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Existe algum exame que indique baixos níveis de cálcio no organismo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.