Como evitar fraturas no punho em quadros de osteoporose?


  • +A
  • -A

A osteoporose é uma doença que se caracteriza pela maior fragilidade dos ossos em pessoas que chegam à meia-idade e em idosos. Essa fraqueza favorece a ocorrência de fraturas, que acontecem com mais frequência nos punhos. É importante descobrir como evitar essas fraturas para impedir que a doença atrapalhe a rotina e prejudique a qualidade de vida.

Fraturas no punho são comuns em quedas dentro de casa


De acordo com o ortopedista Sérgio Nogueira Drumond Júnior, boa parte das medidas de prevenção deve ser aplicada dentro de casa, já que as fraturas, muitas vezes, são resultado de acidentes domésticos. “Deve-se diminuir o
risco de quedas no domicílio, incluindo cuidados em banheiros, escadas, tapetes, calçados e até usar bengala, se indicada”, recomenda o profissional. 

Nos banheiros, barras de apoio devem ser instaladas. Já nas escadas, além das barras, é importante utilizar piso antiderrapante. Tapetes, calçados, brinquedos de crianças e outros objetos que ficam pelo caminho, além de móveis em espaços apertados, devem ser removidos para evitar tropeços e quedas capazes de fraturar os punhos. 

Fazer o tratamento da osteoporose ajuda a prevenir fraturas


Outra medida necessária é seguir corretamente o tratamento da osteoporose. O uso das medicações prescritas pelo médico ajuda a melhorar a saúde óssea e, consequentemente, a proteger os punhos em caso de quedas, apesar de não
eliminar o risco de fraturas completamente. Vale lembrar também da importância das atividades físicas, que tornam o corpo mais forte e ágil, e do uso de equipamentos de segurança durante a prática.

Segundo Dr. Nogueira, fraturas no punho são as primeiras que acontecem nos casos de osteoporose. “O osso rádio, que juntamente com o osso ulna compõe o punho, tem grande quantidade de osso esponjoso em sua composição, apresentando menor resistência que o osso cortical, que é mais resistente”, explica o ortopedista. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Sérgio Drumond Junior

Dr. Sérgio Drumond Junior

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 32394 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como evitar fraturas no punho em quadros de osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.