Além de quedas, existem outros eventos que podem causar fraturas em pacientes com osteoporose?

  • +A
  • -A

Conforme a parcela da população brasileira que está na terceira idade aumenta, cresce também a preocupação com os problemas de saúde que atingem os idosos, como a osteoporose e as temidas fraturas que surgem por causa da doença. Essas fraturas, frequentemente, acontecem durante quedas em casa ou na rua, mas um simples esforço também pode danificar os ossos. 

Movimentos simples podem levar a fraturas ósseas


Segundo o ortopedista Gustavo Alvarenga, um paciente com perda intensa de massa óssea não precisa sofrer um acidente de carro ou cair da escada para fraturar um osso: “Quando a pessoa tem o
osso poroso e fraco devido à osteoporose, este osso pode se quebrar mesmo sem trauma. Basta algum movimento moderado, como se abaixar ou levantar um objeto, para o osso se quebrar”.

“Os ossos que mais frequentemente são fraturados por causa da osteoporose são as vértebras da coluna, o fêmur proximal (quadril), bacia, rádio distal (punho) e úmero proximal (ombro)”, cita o médico. Para evitar as fraturas, é importante que o idoso com osteoporose tenha cuidado ao se movimentar e receba ajuda dos familiares e cuidadores nas atividades do dia a dia. 

Tapetes em casa oferecem risco a idoso com osteoporose


Hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação, além da suplementação de cálcio e vitamina D, exposição segura à luz solar,
diagnóstico e tratamento precoces também são medidas importantes, ajudando a controlar a doença e a evitar as fraturas ósseas. 

É necessário também adotar alguns cuidados dentro de casa. Tapetes e pisos escorregadios facilitam tropeços e tombos e, portanto, devem ser retirados quando for possível. Considere adquirir calçados com solados antiderrapantes, coloque proteção nas quinas dos móveis, instale barras de apoio em escadas e no banheiro e mantenha o piso da calçada em frente à casa do paciente sempre arrumado. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Gustavo Alvarenga

Dr. Gustavo Alvarenga

Ortopedia e Traumatologia

CRM: 51347 / MG

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Além de quedas, existem outros eventos que podem causar fraturas em pacientes com osteoporose?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.