De que forma o estilo de vida pode influenciar na saúde das articulações?


  • +A
  • -A

As articulações são o ponto de encontro de dois ou mais ossos. Popularmente chamadas de juntas, são as responsáveis por dar estabilidade ao esqueleto e por permitir a movimentação segura de todo o corpo humano. No entanto, para que as articulações possam realizar suas funções corretamente, é preciso manter um estilo de vida ativo e saudável. Veja o porquê com a ajuda da reumatologista Licia Mota.

Exercícios físicos ajudam a prevenir doenças articulares 


Um dos pilares do estilo de vida saudável são os exercícios físicos, que impactam diretamente nas articulações. “As atividades físicas são essenciais para ter articulações saudáveis por mais tempo. Quando fazemos
atividades de fortalecimento ou aeróbicas, nós mantemos a musculatura fortalecida e quem, em última análise, sustenta as articulações é a musculatura. Quanto mais forte e saudável forem os músculos, menos carga direta haverá sobre as articulações, afirma a médica.

Mesmo que, eventualmente, uma pessoa acabe desenvolvendo uma doença degenerativa, como é o caso da osteoartrite (doença crônica que degenera a cartilagem das articulações), a quantidade e a intensidade dos sintomas será menor e, em alguns casos, os sintomas podem nem surgir, caso a musculatura esteja fortalecida.

Sobrepeso e obesidade são uma das principais causas da osteoartrite


Além disso, a prática de exercícios físicos é fundamental também para a
manutenção do peso corporal dentro de uma faixa adequada. “A obesidade e o sobrepeso são uma das principais causas de osteoartrite nas articulações que suportam carga, como quadris e joelhos. A pessoa com peso adequado e fortalecimento muscular consegue proteger as articulações, na maior parte dos casos”, diz a especialista.

Manter uma boa alimentação também é muito importante para a saúde articular. O diabetes e a osteoporose, doenças que precisam ser controladas por meio da alimentação saudável e balanceada, podem facilitar o surgimento da osteoartrite secundária. Esses problemas devem ser diagnosticados e tratados assim que possível para impedir que gerem consequências nas articulações e na cartilagem.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
atividade-fisica
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "De que forma o estilo de vida pode influenciar na saúde das articulações?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.