Qual a relação de estalos nas articulações e o desenvolvimento da osteoartrite?


  • +A
  • -A

Estalos e rangidos nas articulações podem indicar o desenvolvimento de uma osteoartrite e até mesmo influenciar diretamente na progressão da doença, em função do desgaste provocado.

“Existem dois tipos de estalos articulares: os secos e únicos no movimento (nem sempre causam dor ou são choques articulares) e aquelas crepitações durante o movimento articular que podem vir acompanhados de certa limitação. A osteoartrite pode ocorrer por uma irritabilidade (inflamação) causada pela crepitação e o pior sinal de evolução para a doença é a dor e limitação do movimento”, explica o ortopedista Mauricio Raffaelli.

 

Influência dos estalos articulares em um quadro de osteoartrite

 

Os processos inflamatórios que se originam dos estalos articulares geram prejuízo importante para a cartilagem e podem provocar ainda outras complicações. “Os estalos podem vir de acomodações de tendões e ligamentos, podendo causar aumento do volume dos ligamentos, levando a inchaço nas articulações e fragilidade dos tendões, predispondo a rupturas dos mesmos”.

Quando associados a outras práticas que também comprometem as articulações, os estalos ganham ainda mais força no desenvolvimento da osteoartrite. “Altas cargas de trabalho articular, com exercícios de alta intensidade por tempo prolongado ou esforço intenso (sobrecarga por peso, por exemplo), assim como trauma, podem levar à osteoartrite”, completa Rafaelli.

 

Tratamento da osteoartrite

 

Para controlar os estalos e rangidos das articulações, bem como as dores associadas, principalmente quando estes fazem parte de um quadro de osteoartrite, deve-se iniciar o tratamento da doença. Para isso, recomenda-se o uso de medicamentos (anti-inflamatórios e/ou condroprotetores), fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular.

 

Dr. Mauricio de Paiva Raffaelli é ortopedista, traumatologista e especialista em cirurgia de ombro e cotovelo e atende em São Paulo. CRM-SP: 101523

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
ossos
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

14 comentários para "Qual a relação de estalos nas articulações e o desenvolvimento da osteoartrite?"

Gisele

Tenho estalos nos joelhos desde adolescente, porém agora com o início da menopausa e ainda o início de hipotireoidismo estou sentindo dores em todas as articulações do lado direito do corpo e os estalos estão maiores até no caminhar! É tão triste…:(

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Gisele, faça uma consulta com o médico especialista para que ele possa prescrever o tratamento adequado para o seu caso. Abraços.

Marilda

Quais os exercícios indicados, para osteoartrite no ombro e joelho?

Zilda Leitão

Tenho degeneração da coluna e artrose, estou bem melhor depois de 1 ano de natação (continuo nadando), até perdi peso (gordura).Estou bem, faço acompanhamento com a reumatologista. Leio sempre as dicas de vocês que ajuda muito.Grata, Zilda Leitão

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Zilda. Agradecemos o comentário! Exercícios físicos são importantes para fortalecer a musculatura. Pilates, caminhadas, hidroginástica, fisioterapia e alongamentos também são indicados, mas sempre com supervisão e permissão médica. Veja mais matérias em: https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos. Até logo!

Já diagnosticar osteoartrite estou com rangidos no joelho já estou em tratamento será que é preciso cirurgia estou fazendo atividades físicas gostaria de saber se posso continuar fazendo musculação e qual tipo de alimentação correta para as cartilagens

Tenho 59 anos ainda continuo trabalhando sou vendedora de Yakult porta porta será que é preciso parar essa atividade

Rica Matsas

Favor indicar um medico para tratamento de estalos nos joelhos. Estou tomando ALTROLIVE 1 comprimido por diae sinto muita dor no pescoço tambem

Lindóia

Obgda pelos esclarecimentos eu tenho osteoartrite nas articulações e problema de coluna .estou fazendo Pilates e acadêmia

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Lindóia, ficamos alegres em saber que nossa matéria te ajudou e esclareceu suas duvidas, temos mais uma matéria com algumas informações que pode ajudar no seu tratamento, lembrando que é de suma importância que você consulte seu medico antes de iniciar novas atividades físicas, confira no link abaixo. Até a próxima.

https://cuidadospelavida.com.br/saude-e-tratamento/doencas-dos-ossos/alem-medicacao-tratamento-da-osteoartrite

Maria SUELI

Sou usuária do Artrolive sachê.Existe alguma inovação, que substitua?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Maria, a indicação de novos medicamentos devem ser feitos somente pelo ortopedista, pois cada paciente necessita de um tratamento especifico. Abraços.

Marluce Gonçalves

Boa noite, gostaria de saber se posso substituir o Artrolive por Artico.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Marluce, fisioterapia e prática de atividades físicas que promovam a perda de peso e fortalecimento muscular pode ajudar no tratamento, porém, somente um ortopedista diante de exames pode informar se é ou não necessário a troca do medicamento ou a utilização de um novo remédio, pois cada paciente necessita de um tratamento especifico. Até logo.

Alex Barros de Araújo

Fui diagnosticado com Condromalácea há dois anos. Fiz Fisioterapia durante um ano, na Marinha e senti melhora, porém, continuo lutando, diariamente, contra a dor no joelho com exercícios físicos e fortalecimento muscular.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.